• Tumulto e longas filas nos pontos de vacinação do Bingen, Itamarati e Centro durante a quinta-feira

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 22/04/2021 15:46
    Por Victor Carneiro

    A quinta-feira começou com longas filas e tumulto nos pontos de vacinação do Centro, Bingen e Itamarati. A falta de organização foi a principal queixa.

    No Petropolitano Football Club também teve registro de longas filas na manhã desta quinta-feira (22). (Foto: Redes Sociais)

    No ponto de vacinação no Petropolitano Football Club, no Centro, a fila das pessoas aguardando a vacinação dava a volta em dois salões. Havia apenas uma equipe aplicando as doses. “As pessoas esperando no salão sem ventilação, deveria ter mais profissionais para fazer o atendimento”, disse a acompanhante Conceição Carvalho de 65 anos.

    Maria José de Lima, 70, foi até o ponto de vacinação para a segunda dose nesta quarta-feira(21), mas o local estava fechado. Segundo a idosa, disseram a ela que o ponto estaria aberto, mas no local deu com a cara na porta fechada. Maria José não foi a única que veio para a segunda dose ontem e se surpreendeu com o clube fechado. Outras pessoas estão que buscaram o Petropolitano nesta quinta-feira, disseram que a segunda dose que a segunda dose estava marcada para ontem.

    Os problemas também foram registrados em outros pontos da cidade. A Ana Paula, por exemplo, chegou às 11h com o pai, de 65 anos, que estava agendado para receber a primeira dose no ponto de vacinação do Bingen, e ficou impressionada com a quantidade de veículos e a falta de organização no local.

    “Tinham, facilmente, mais de 40 carros na nossa frente. Tínhamos orientação nenhuma de onde era o início ou final da fila, que estava enorme. Apenas um guarda no local dando o suporte. Depois chegou mais um guarda e a situação ficou um pouco mais organizada. A sinalização também estava péssima e muitos carros parados nos dois lados da pista, dando a volta no posto da polícia. Já estou há mais de duas horas e acho que vou demorar mais uns 30, 40 minutos”, disse.

    Ela também se queixa do pequeno número de tendas para cadastro e aplicação das doses no local.

    Apenas uma tenda fazia o atendimento dos idosos no Bingen / Foto: Ana Paula

    O Uitinei também se queixou da desorganização no Itamarati e criticou o fato de não haver uma separação nas filas para os idosos que vão tomar a primeira e os que irão tomar a segunda dose. “Tudo em apenas uma fila, o que gerou tumulto e aglomeração. Ficamos na chuva aguardando a vez. Um absurdo”, disse.

    “Chuva atrapalhou”, diz governo interino

    A Prefeitura informou que no ponto de vacinação do Bingen, a chuva atrapalhou os trabalhos das equipes, que seguem atuando para fazer o atendimento de todo o público. Acrescentou, ainda, que o município está buscando soluções para evitar novos transtornos. Já no posto do Palmeira, informou que o local funcionou normalmente com equipe de vacinação completa para vacinar o público agendado para os períodos da manhã e da tarde, mas que a procura no turno da manhã foi maior.

    A Prefeitura também orienta que os idosos respeitem os agendamentos, comparecendo às unidades no turno previamente agendado, se possível, dando preferência ao turno da tarde, que vem registrando pouco movimento.

    Calendário de vacinação

    Nessa semana, a secretaria de saúde definiu o calenário para vacinação de idosos em faixas etárias a partir dos 60 anos, que começarão a ser vacinados ainda em abril. Na quarta (21), os idosos com 64 e 65 anos, já começaram a ser vacinados. Nesta sexta (23), o público que tem 62 e 63 anos já poderá se cadastrar para vacinação a partir de domingo (25).

    No feriado desta sexta (23), as equipes de saúde atuarão de forma escalonada para atender ao público cadastrado junto à secretaria de saúde. A vacinação acontece no Petropolitano Futebol Clube, no Centro; na Escola Municipal Josemar Contage, em Corrêas; na área externa do ginásio da UCP, no Bingen (também com drive thru); e no Hipershopping, no Alto da Serra (também com sistema drive thru).

    Últimas