• TSE contabiliza mais de 22 mil denúncias de fake news nas eleições

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/10/2022 02:26

    O Tribunal Superior Eleitoral contabilizou mais de 22 mil denúncias de fake news sobre as eleições nas redes sociais. Isso até a semana passada. De lá para cá, já aumentou. E imaginem agora a quantidade real de notícias falsas que circulam, baseadas nas que foram, efetivamente, denunciadas. É um universo de fake news. O levantamento da Corte foi realizado somente a partir de junho.

    Democracia Hackeada

    Na obra “Democracia Hackeada”, escrita pelo britânico e especialista em mídias e política econômica, Martin Moore, o autor analisa como o uso do Facebook, Twitter e Google afetam as decisões de voto nas eleições e manipulam ideias. Ele ainda mostra como os usuários das redes sociais tornam-se cada vez mais vulneráveis às desinformações, além de explicar como identificar as fake news e combater ao ato.

    Uniformes para 40 mil alunos

    Alunos da Escola Professora Jandira Peixoto Bordignon foram barrados porque estavam sem uniforme. O caso acabou sendo denunciado ao Ministério Público e o inquérito originou uma ação que pode obrigar a prefeitura a fornecer uniformes, não apenas para este grupo de alunos ou esta escola, mas para todos os mais de 40 mil alunos da rede. O prefeito Rubens Bomtempo, se a sentença condenar o município, terá de providenciar os uniformes já para o ano que vem. E pensar que se a direção da escola não tivesse chiado com os alunos…

    O projeto “Caminho do Riso, uma circulação Palhastônica além das fronteiras imperiais”, retorna as apresentações nos meses de outubro, em Petrópolis, e novembro, em Paraíba do Sul, com intervenções musicais, oficinas e o espetáculo “Velho Circo, Novo Mundo”. Todas as atrações são gratuitas. Em Petrópolis, as apresentações serão amanhã, no Vale do Carangola, e na Praça do Céu da Posse, no sábado.

    E as obras?

    Antes das eleições, a gente recebia uma atualização do status das obras de reconstrução da cidade do governo do Estado sempre. Passou a eleição e ninguém fala do assunto, nem mesmo os candidatos a deputado que batiam ponto todo dia nas intervenções. Bernardo Rossi, que não saía da Serra Velha, nunca mais passou lá…

    Põe no papel, gente!

    Longe de a gente se meter na vida de nossos vereadores, mas eles têm discursado em plenário sobre a falta de qualidade de obras de contenção de encostas e margens dos rios. Teriam registros da Castelânea e do Rio Piabanha, na Barão do Rio Branco. Seria legal eles juntarem isso num relatório. Opa! Péra! Mas não tinha uma comissão especial de análise das obras e gastos que ia apresentar um relatório?

    Palácio Amarelo

    Ué? Tem vereador cobrando que o Palácio Amarelo, sede da Câmara, seja reaberto à visitação, projeto que foi colocado em prática em 2009. Tinha ficado fechado na pandemia, mas ainda não reabriu? E se reabriu, os próprios vereadores não sabem?

    Cidade Esponja

    Lembra que a gente falou do Cidade Esponja, projeto que a Câmara de Vereadores de Três Rios aprovou autorizando o município a adotar mecanismos sustentáveis de gestão das águas pluviais? Ele foi vetado pelo prefeito. Mas, a Câmara de lá peitou e promulgou o projeto da vereadora Bia Bogossian. É uma ação inovadora que prevê sistemas de drenagens para absorver, armazenar e reutilizar a água da chuva, para reduzir enchentes e alagamentos.

    Estávamos ansiosos para ver e o José Peixoto mandou para a gente: a beleza das sapucaias que dão colorido especial à Praça da Liberdade, sempre nesta época do ano.

    Suicide by cop

    E o caso Roberto Jefferson ficará para sempre como emblemático. Agora que as coisas esfriaram e deu para analisar melhor (os que entendem muito mais do que a gente) foi identificado o que seria uma tentativa de suicide by cop, expressão de origem americana, em que há registros de casos de pessoas que atiram na polícia esperando que ela revide e a transforme em um mártir. Se foi o caso, só esqueceram de combinar com a polícia (que foi muito mais esperta e se fingiu de morta) e com o presidente Bolsonaro, que rifou Jefferson na hora.  

    Serra

    Tá um perigo grande a serra com chuva e ruço dos últimos tempos. Sempre foi assim, lógico, mas agora a imprudência dos motoristas tá gritante acompanhada de alta velocidade.  E do jeito que a pista de descida tá cheia de buracos, remendos e desvios…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas