• Tropa canina do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro ganha reforço

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • As cadelinhas Diana e Petra já estão em treinamento para integrar a equipe de cães farejadores da corporação

    07/11/2023 18:29
    Por Manoelle Rocha

    A tropa canina do Corpo de Bombeiros do Rio de Janeiro ganhou reforço. Diana e Petra, cadelinhas de quatro meses, já estão em treinamento no canil do 2º Grupamento de Socorro Florestal e Meio Ambiente (2ºGSFMA) e vão integrar o time de cães farejadores da equipe.

    Diana, da raça Pastor-belga-malinois e Petra, da raça Braco alemão de pelo curto, vem de uma linhagem de cães de faro, e segundo especialistas, tem o DNA para o trabalho de resgate e salvamento de pessoas.

    Estimuladas desde os primeiros dias de vida, elas são acostumadas com diferentes tipos de terreno, como grama, terra e pedras, simulando os escombros nos desastres. As brincadeiras são direcionadas para desenvolver o equilíbrio, destreza e obediência. Cada atividade tem um propósito que ajuda no desenvolvimento dessas habilidades nos heróis de quatro patas.

    O treinamento dura cerca de dois anos e prepara os cães para ajudar a corporação em operações de desabamento, deslizamento de terra e busca de pessoas perdidas em matas e florestas.

    Atualmente, a equipe é composta por 17 animais.

    Últimas