Trio Dona Flô de Petrópolis faz homenagem a Luiz Gonzaga amanhã no Palácio de Cristal
Integrando a programação do projeto Som & Cristal 2016, o Trio Dona Flô de Petrópolis,composto por Suzane Werdt (voz, triângulo e percussões), Dino Fernandes (zabumba e percussões) e Leo Rugero (sanfona e voz), apresenta o show “Luiz Gonzaga – Passando em Frente”, neste sábado, a partir das 18h, no Palácio de Cristal.
O roteiro apresenta algumas das mais importantes composições da obra musical de Luiz Gonzaga, intercaladas com histórias reais da vida do compositor, contos que ilustram e são ilustrados nas letras das canções executadas. Música e história se complementam, pintando um quadro da cultura nordestina e fazendo com que o público se identifique profundamente com o personagem.
A importância de Luiz Gonzaga vai muito além da sua extensa e rica obra musical. O “Rei do Baião” (como foi chamado a partir do momento em que seu trabalho se espalhou pelo Brasil e pelo mundo) foi o principal responsável por difundir para além do nordeste a cultura, as festas, os costumes, os ritmos,a música e muito das mazelas e dores do povo do sertão, esquecido à sua sorte na época em que sua carreira deslanchou, por volta dos anos 1940.
Através de seu trabalho musical, Gonzagão serve de referência para contar muito da cultura do nordeste. Suas composições falam das matas e dos animais da região, da vida dos homens e mulheres, suas roupas,comidas e seus instrumentos de trabalho e diversão, abordados através dos principais ritmos nordestinos – baião, xote, xaxado, forró, coco, galope, frevo e maracatu.
SERVIÇO
“Luiz Gonzaga – Passando em Frente” com Trio Dona Flô de Petrópolis
Onde: Palácio de Cristal – Rua Alfredo Pachá, s/n – Centro
Quando: amanhã, a partir das 18h
Quanto: entrada franca
Classificação: livre