“Tributo Ao Original” novo álbum da Gotam CRU & Os Curingas
O ano termina com saldo positivo para a banda petropolitana, Gotam Cru & e Os Curingas, pois, depois de sete anos de estrada, em outubro lançaram o álbum “Tributo ao Original”. Ao longo dos anos o repertório foi formado por faixas da mixtape GotamRiddims, e da demotape DeMonstroAtivo, que foram ganhando novos arranjos e profundidades, e depois incrementado por singles que o grupo lançou, como Febre Do Rato e 2 Mil e Dezeselva (que fazem parte do disco) e Vem Vai, em parceria com o dj e produtor Pigmalião.
Antes do lançamento do álbum a banda lançou dois videoclipes de músicas que integram o novo projeto. Qual Foi e Quem Manda, disponíveis no canal youtube.com/gotamcru, e desde outubro disponibiliza nas principais plataformas digitais o álbum “Tributo Ao Original” completo.
As composições, que têm a juventude como protagonista, unem-se à poesia urbana e falam de violência, amores, desigualdade, identidades, indústria cultural, manipulação midiática e tantas outras questões que colocam a própria humanidade em xeque. Inspirado pela versatilidade e riqueza da música popular brasileira, o repertório reúne influências de ritmos e gêneros como, afrobeat, maracatu, samba, black music e dancehall, marcados sempre pelo rap. Levando ao público rimas, ritmos e ideias que resgatam raízes e ancestralidades unidas a novas mídias e tecnologias.
Leia também: Uma das animações mais esperadas do ano: ‘Frozen 2’ estreia na próxima quinta-feira
Produzido, gravado, mixado e masterizado no Estúdio Aldeia por Gabriel Tauk, e com direção musical de, Guilherme Romão e Durango Kid, o disco traz oito canções, em sua maioria composições coletivas da banda, que tem nos vocais Carol Guerra, Dom pacha e Durango Kid, Gabriel Tauk no baixo, Guilherme Romão no teclado e vocais, na bateria Dino Fernandes e no sopro Dominique Rabello, e conta ainda, com a participação de músicos petropolitanos de diferentes gerações: Lelei Gracindo, Alexandre Pachá, Jorge Amorim, Carlos Watkins, João Gabriel Gomes e Paulo Peçanha para dar mais peso ao som do Tributo.
Para a Gotam CRU & Os Curingas, o disco vem como uma provocação ao cenário da música, onde tendências ditam a criação artística e artistas constroem carreiras repetindo obras já consagradas. Sem perder o foco em transmitir mensagens de rebeldia, as faixas do disco passeiam por atmosferas diversas, e até, distintas em alguns pontos, revelando a naturalidade da banda ao buscar sua própria identidade.