• Tribuna FM recebe especialista para falar sobre uso de drogas no mundo corporativo no Dia Mundial de Combate às Drogas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/jun 11:09
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Na manhã desta quarta-feira (26), Dia Mundial de Combate às Drogas, a Tribuna FM recebeu José Mauro Braz de Lima, professor e presidente de honra da Sociedade Brasileira de Alcoologia. O profissional deu entrevista para a rádio e falou sobre alcoolismo, o uso de drogas e os danos causados à saúde e ao ambiente corporativo.

    No Brasil, o alcoolismo é problema de saúde pública, impactando diversas esferas da sociedade. A Associação Brasileira da qual José Mauro Braz Lima é associado e referência pelos 40 anos de trabalho sobre o tema em suas várias vertentes aponta que 45% dos brasileiros ingerem álcool. Desta parcela expressiva, consumidores abusam de bebidas alcoólicas, mas não percebem seu padrão de consumo como problemático. Os dados do levantamento usado pelo Ministério da Saúde mostram que 27% dos brasileiros têm consumo moderado de álcool e 17% abusivos, mas 75% dos consumidores abusivos acreditam que são consumidores moderados. 

    Profissional esteve na Tribuna FM nesta manhã.

    Também como programação da Semana Nacional de Política sobre Drogas, o profissional já havia realizado uma palestra na Câmara dos Dirigentes Lojistas de Petrópolis nesta terça (25), falando sobre os sérios impactos da síndrome de abstinência e a necessidade de um tratamento apropriado, que inclui uma abordagem multidisciplinar e o suporte da família, entre outras coisas. O médico também explicou como o álcool, assim como outras substâncias psicoativas, atua sobre o cérebro, proporcionando alívio e sensação de bem-estar, mas também conduzindo a situações de abuso e dependência.

    José Mauro Braz de Lima, PhD, é diretor médico da Clínica Evolução, membro da Associação Brasileira de Estudos do Álcool e outras Drogas (ABEAD), membro da Sociedade Francesa de Alcoologia e Adictologia, membro do Conselho da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (ABRAMET) e  Professor Associado IV da Faculdade de Neurologia da UFRJ. Além disso, é coordenador da campanha SAF Brasil e SAF France e subsidiou com estudos e interação com organismos de saúde internacionais, a formatação da Lei Seca no Brasil.


    Últimas