No dia 9 de outubro de 1902, nascia a Tribuna de Petrópolis, que se tornaria o mais antigo e importante jornal da cidade. Na época, a imprensa local contava com três veículos: Gazeta de Petrópolis, Cidade de Petrópolis e O Povo. Desses, apenas a Tribuna sobreviveu ao tempo e celebra, nesta data, seus 122 anos de atuação.
Inspirada nos sentimentos de bem, verdade e justiça, como destacado em seu editorial inaugural, a Tribuna assumiu o compromisso de retratar as questões da sociedade e informar seus leitores.
Originalmente sediada na Avenida XV de Novembro, nº 139, a redação do jornal foi transferida em 1916 para a Rua Marechal Deodoro, número 36, conquistando uma sede definitiva apenas em 1928, na Rua Alencar Lima, número 26, onde permanece até hoje. O texto “Nosso Objetivo”, datado de 1902, exemplifica a visão e o posicionamento do jornal.
“(…) A imprensa entre os povos livres e altivos é arma poderosíssima, belo e reluzente instrumento cirúrgico, capaz de operar milagres em benefício do organismo social ou de causar os maiores desastres, males irreparáveis – conforme os que manejam se achem inspirados nos sentimentos do bem, da verdade e da justiça.”
No início do século XX, Petrópolis vivia uma tensão social e política acentuada pela perda do título de capital do Estado, que havia sido transferido em 1894, mas por pouco tempo. Em junho de 1903, as sessões foram novamente levadas para Niterói, resultando no abandono de muitos funcionários de seus empregos em Petrópolis. Foi nesse contexto de perda que, em 1902, a Tribuna de Petrópolis surgiu. Inicialmente, o jornal era publicado às quintas e aos domingos, e se tornou o primeiro da cidade a circular diariamente em 1908. No seu primeiro ano, enfrentou desafios à liberdade de expressão, incluindo uma ameaça de ataque à redação devido a críticas a figuras políticas da época.
Francisco de Orleans e Bragança, que assumiu a direção do jornal na década de 70, destaca a evolução do veículo ao longo dos anos: “Naquela época, o jornal era basicamente um jornal de classificados. Nós, então, começamos a aumentar a receita e a tiragem, que chegou a ter quinze mil impressos aos domingos. O jornal foi crescendo e, com o tempo, identificamos que precisávamos ter uma revista própria. Foi quando criamos a Casa & Campo.”
Em 1985, a Tribuna venceu uma concorrência para uma concessão de rádio FM em Petrópolis, expandindo sua atuação na comunicação. A evolução do jornalismo também se refletiu nas mudanças tecnológicas: “A impressão, que era tipográfica, passou a ser offset, simplificando muito o processo”, relata.
Ao longo de seus 122 anos, a Tribuna de Petrópolis documentou eventos significativos, desde a assinatura do Tratado de Petrópolis até a primeira transmissão de rádio no Brasil, enfrentando a censura e as pressões do regime militar. “Tenho orgulho de tudo o que foi feito até hoje. É muito importante para uma cidade ter um jornal com mais de cem anos. Além disso, a modernização que fizemos, quando, durante a pandemia, migramos do jornal impresso para o digital, resultou na seguinte equação: rapidez versus qualidade da notícia. A Tribuna tem isso de primar, ao máximo, por ambas. E a nossa credibilidade faz parte da nossa história. Servimos como fonte, inclusive, para outros jornais. Além disso, todos os nossos setores, desde a redação até a administração, contam com pessoas jovens, que possuem uma mentalidade antenada nas transformações do século XXI”, afirma o diretor Francisco de Orleans e Bragança.
Com a transição para o digital em 2020, o jornal ampliou seu alcance, atingindo atualmente cerca de 2,6 milhões de visitantes únicos por mês. Essa modernização é considerada um passo fundamental. “A cada ano que passa, fico mais contente. É como se estivéssemos celebrando não o envelhecimento, mas o amadurecimento, a inovação, a reinvenção”, ressalta o diretor.
Em termos de presença online, a Tribuna de Petrópolis já alcança mais de 9 milhões de visualizações em suas redes sociais. “Hoje a gente está com um conceito completamente diferente. Porque, antigamente, mesmo atingindo 15 mil exemplares impressos, a Tribuna de Petrópolis só circulava dentro do município. E hoje a gente não tem nenhuma tiragem, mas, ao mesmo tempo, tem um alcance universal. Ou seja, hoje publicamos notícias de Petrópolis que são lidas por petropolitanos que estão espalhados pelo mundo inteiro. Coisa que antigamente era restrito só às pessoas que podiam comprar nas bancas aqui no município”, ressalta Francisco.
Para o editor-chefe, Victor Carneiro, a credibilidade construída ao longo dos anos e a continuidade no site são reflexos do compromisso da Tribuna de Petrópolis com a informação de qualidade. “Mesmo com todas as novidades tecnológicas, com o dinamismo e a velocidade das informações, nossa equipe segue essa diretriz de manter a qualidade dos materiais veiculados. É importante também destacar que o grupo Tribuna tem a tecnologia como uma aliada, e buscamos utilizar e explorar todas as ferramentas para que possamos chegar ao público das mais variadas formas”, comenta Victor.
Atualmente, segundo dados do Google Analytics, a Tribuna de Petrópolis recebe acessos de diversos países além do Brasil, como Portugal, França, Alemanha, Noruega, Suíça, Austrália, Estados Unidos e até mesmo China. Essa expansão aponta para um crescimento não apenas na oferta de informações, mas também na programação de qualidade, marcas registradas do Grupo Tribuna.
Para Bianca Vieira, social media, essa diversidade de público reflete o compromisso da equipe em inovar sem perder a essência: “É um privilégio ter um público tão diversificado e ser uma fonte de credibilidade para tantas pessoas. Queremos continuar atingindo o público que sempre atingimos, mas também dialogar com o público mais jovem. Hoje, também temos o perfil do Grupo Tribuna. Lá, compartilhamos os excelentes resultados que temos alcançado. Além disso, mostramos quem está por trás de todo esse trabalho, humanizando mais a marca e provando que a Tribuna de Petrópolis é atemporal”, comenta.
Sob a direção de Francisco e Gabriel de Orleans e Bragança, o jornal une pilares fundamentais para o sucesso de uma empresa centenária que se adapta às mudanças dos novos tempos, como história, informação com credibilidade, compromisso com a cidade e inovação.
O Grupo reafirma ainda seu compromisso social através de projetos que incentivam a participação da comunidade, como o Tribuna News e a Copa Tribuninha, além de iniciativas culturais e de entretenimento em Petrópolis, como a editoria Casa & Campo, o Projeto Clube do Livro, disponível de segunda a sexta, das 9h às 12h, e os conteúdos exclusivos veiculados no site, nas redes sociais e na Rádio Tribuna FM. “O que eu enxergo de mais importante nessa história de 122 anos, além do aspecto informação com credibilidade, é a nossa função social, fundamental para a cidade. Esse é o nosso principal legado como imprensa”, comenta Gabriel de Orleans e Bragança.
A Rádio surgiu alguns anos depois de Francisco de Orleans e Bragança ter assumido a diretoria do jornal, em 1989. Sem saber que iria ganhar rapidamente as ruas da cidade serrana, o braço radiofônico do jornal possuía um perfil alternativo, com um repertório de rock e blues. Com o passar dos anos foi observada a necessidade de mudar o seu perfil para se adequar às preferências do público, que atualmente participa ativamente da programação da Rádio – compartilhando suas preferências musicais e participando das mais diversas promoções.
Em agosto deste ano, a Rádio Tribuna FM lançou um aplicativo para dispositivos Android e iOS, permitindo que os ouvintes continuem acompanhando a programação pelo dial, através do 88,5 FM, pelo site ou pelo app. Com essa nova plataforma, os ouvintes podem sintonizar a rádio de qualquer parte do mundo, além de interagir solicitando as músicas que desejam ouvir na emissora.
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Segundo Guilherme Martins, gerente de marketing, a rádio cresce consistentemente a cada mês e já está entre as dez mais ouvidas da Baixada Fluminense. “Nosso objetivo é manter nossos ouvintes conectados, sempre oferecendo o melhor conteúdo aliado à mais avançada tecnologia. Agora, além de ouvir nossa programação via streaming, é ainda mais fácil acessá-la pelo celular, trazendo praticidade para o dia a dia, seja no carro, no trabalho ou em casa. Na Região Serrana, Baixada Fluminense e Região Metropolitana do Rio, nossa base de ouvintes está cada vez mais consolidada. Sem falar nos ouvintes ao redor do mundo, já que estamos expandindo nossa audiência em diversos países”, ressalta.
Claudia Queiroz, gerente do departamento comercial, complementa: “A Tribuna de Petrópolis e a Rádio Tribuna FM estão em constante transformação com o objetivo de proporcionar o melhor conteúdo a seus leitores e ouvintes. Hoje, a rádio é considerada uma emissora metropolitana, conquistando um número crescente de ouvintes de diversas localidades a cada dia. Nosso departamento comercial prioriza a excelência e a individualidade no atendimento a clientes e agências de publicidade. Atendemos a diversas empresas, desde pequenas até grandes marcas do mercado. É com orgulho que faço parte dessa história há 24 anos!”
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