• Tribo de Gonzaga e Dado Villa-Lobos esquentam o domingo

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 10/07/2016 08:00

    Saindo do erudito para o popular, a música nordestina e o rock tomam contam da programação do 16º. Festival de Inverno de Petrópolis, realizado pelo Instituto Dell’Arte, neste domingo. A banda Tribo de Gonzaga sobe o palco do Palácio de Cristal, às 16h, levando um repertório de músicas autorais e versões modernas de grandes músicos como Luiz Gonzaga, Gilberto Gil, Edu Lobo, Zé Ramalho, entre outros. Já Dado Villa-Lobos, ex-guitarrista da Legião Urbana, apresenta no Theatro D. Pedro, às 19h, o espetáculo “O Passo do Colapso”, seu segundo trabalho solo, reunindo 12 canções que buscam retratar o momento de incertezas pessoais e financeiras vivenciadas pela humanidade. As apresentações têm entrada franca.

    Resgatando o que existe de mais significativo na música brasileira, com arranjos atualizados, a banda Tribo de Gonzaga leva ao público composições que expressam a realidade do povo nordestino e sua força, misturando a alegria, a tristeza, e a seca, retratadas principalmente nos clássicos do seu grande inspirador, Luiz Gonzaga, o Rei do Baião. Também no repertório, além de músicas autorais de três CDs, Zé Ramalho, Alceu Valença, Gilberto Gil, Edu Lobo, entre outros.

    O conjunto é formado por Toni Magdalena (voz e triângulo), Gabriel Tauk (baixo e voz), Anderson Maia (percussão), Fernando Madá (zabunda), Rusnei Serra (guitarra) e Francisco Ytida (teclado). Suas interpretações têm influência do jazz, blues, choro, MPB e manguebeat. Criado em 2007, o grupo lançou o primeiro CD “De mudar o coração de cada um”, em 2009. Foi em 2012 que veio o “Venha ver o sol”. Depois foi a vez de “A Ciranda vai rodar”. A banda está trabalhando mais um álbum.  

    Às 19h é a vez de Dado Villa-Lobos, ex-guitarrista da Legião Urbano no show “O Passo do Colapso”, apresentar o show “O Passo do Colapso”, o segundo trabalho solo do músico, compositor e produtor. Lançado em 2012, o álbum reúne 12 canções, e reúne sucessos como a faixa-título “O Passo do Colapso”, “Brilho de gente que faz Brilhar”, “O Parto”, “Lucidez”, “Filho” e “Overdose Coração”. No trabalho constam músicas das parcerias com Renato Russo e Marcelo Bonfá das décadas de 80 e 90, com destaque para os clássicos “Será”, “Pais e Filhos” e “Perdidos no Espaço”. O trabalho contou com a participação de Nenung, Mallu Magalhães, Fausto Fawcett e do escritor uruguaio Eduardo Galeano.

    Natural de Bruxelas, na Bélgica, Dado Villa-Lobos veio morar no Brasil quando tinha 14 anos de idade. Em 1983 formou a sua primeira banda denominada “Dado e o Reino Animal”. No mesmo ano passou a fazer parte da Legião Urbana como guitarrista. Assinou a produção dos últimos discos da Legião, “A Tempestade”, “Uma Outra Estação” e “Como é que Se Diz Eu Te Amo”. É de sua autoria as trilhas sonoras dos filmes O Homem do Ano, de José Henrique Fonseca; Bufo & Spallanzanni, de Flávio Tambellini; e Pro Dia Nascer Feliz, de João Jardim. Por conta do trabalho no filme de Flávio Tambellini recebeu o prêmio de Melhor Trilha Sonora no Festival do Cinema Brasileiro, em Miami.  

    Ao público participante pede-se a doação de um alimento não perecível em prol da “Campanha da Solidariedade”. Mais informações sobre o Festival de Inverno no site http://www.fipet.net.br/

    Últimas