• Três pessoas foram presas por furto de energia no Alto da Serra

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/abr 15:55
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Nesta quinta-feira (18), durante uma operação de combate ao furto de energia, a Enel Distribuição Rio encontrou irregularidades em três estabelecimentos comerciais, no Alto da Serra. As inspeções contaram com a participação de agentes da Polícia Civil e terminaram com a prisão em flagrante dos responsáveis por dois restaurantes e por uma barbearia no bairro. Eles foram foram encaminhados para a 105ª DP, no Retiro.

    Nos três imóveis, os técnicos removeram ligações diretas na rede da concessionária, sem passar por aparelho de medição de consumo, e aplicaram o Termo de Ocorrência de Inspeção, formalizando a verificação das irregularidades.

    No ano passado, foram encontrados 170 mil casos de furtos de energia na área de concessão da companhia. Com isso, foram recuperadas mais de 396 milhões de kWh de energia furtada. Este volume recuperado pela distribuidora em 2023, seria suficiente para abastecer aproximadamente 167 mil residências, por um ano, com consumo médio mensal de 197 kWh.

    O município de Magé liderou o ranking de irregularidades, com quase 56 mil ocorrências e índice de 41,6% de perdas de energia. São Gonçalo vem na sequência, com 35 mil incidências e 38,4% de perdas; seguido pelas localidades de Araruama, com mais de 5 mil registros (29%); Cabo Frio, com 4 mil flagrantes (24,3%); e Angra dos Reis com 11 mil registros (23%).

    Além de ser crime, o furto de energia afeta diretamente a qualidade do serviço prestado pela distribuidora e põe em risco a população, principalmente as pessoas que manipulam a rede elétrica. As ligações irregulares podem causar curtos-circuitos e sobrecargas na rede elétrica, ocasionando interrupção no fornecimento de energia.  

    Últimas