• Três escolas municipais estão com aulas suspensas devido a casos de Covid-19

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/06/2022 16:09
    Por Redação/Tribuna

    Com o aumento do casos de Covid-19 e o baixo número de crianças vacinadas, três escolas municipais e uma escola particular tiveram que suspender as aulas devido ao número de crianças e profissionais infectados. Nesta semana, pelo menos três turmas da Escola Municipal Nilton São Thiago, em Nogueira, estavam com horários reduzidos porque parte dos docentes estava afastado por covid-19. Diferentes das outras escolas, as aulas não foram suspensas e os alunos ficaram sendo assistidos por monitores.

    Além disso, não se sabe ao certo quantos alunos ou profissionais da educação estão afastados, já que o Painel de Notificação Escolar está fora do ar desde a semana passada. O Portal foi criado para dar transparência às notificações, obrigatórias, em caso confirmado ou suspeito de covid nas escolas.

    A Secretaria de Educação afirmou que todos os protocolos com as medidas sanitárias neste momento de pandemia são seguidos pelas 187 unidades escolares da rede municipal. O documento foi, inclusive, revisado pelas equipes da Educação e Saúde levando em consideração o quadro epidemiológico atual.

    Além disso, a secretaria ressalta que caso haja casos suspeitos dentro do âmbito escolar o profissional é afastado das atividades, encaminhado para uma unidade de saúde para fazer o teste e receber o atendimento médico. O caso é comunicado ao Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde que faz as devidas orientações.

    O novo protocolo conta com as medidas sanitárias que devem ser seguidas dentro das escolas e centros de Educação Infantil. Entre elas estão a higienização das mãos com álcool em gel e/ou água e sabão, uso obrigatório e correto de máscaras, etiqueta de espirro e tosse usando sempre o braço para proteção da boca e nariz, a triagem antes de acessar a unidade ou o transporte escolar com aferição de temperaturas.

    Número de crianças vacinadas

    Segundo os dados do painel de vacinação disponível no site da Prefeitura, 19.491 crianças estão vacinadas com a primeira dose contra o Covid-19. Esse número representa 75,2% das crianças de 5 a 11 anos.

    Já com a segunda dose, 13.479 crianças foram vacinadas, representando 51,98% das crianças. O número de adolescentes, de 12 a 17 anos, vacinados é relativamente menor em comparação com as crianças, somente 18.119 jovens foram vacinados com a primeira dose, isso representa 6,8% da população. Já com a dose de reforço, 17.060 vacinas foram aplicadas, ou seja, 6,4% dos petropolitanos.

    Últimas