• Trem turístico em Três Rios e Parque dos Dinossauros em Miguel Pereira mostram que Turismo em Petrópolis parou

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/05/2022 02:51

    Depois que falamos aqui que Petrópolis ficou pra trás no turismo mais uma vez com um projeto de trem turístico ligando Rio a Minas passando por Três Rios foi uma enxurrada de comentários que recebemos sobre o que a cidade não está fazendo para inovar no setor.

    Maior do mundo

    E um dos exemplos vem de Miguel Pereira, que fica aqui do lado também. A cidade conhecida pelo clima e uma opção de passei rural queria mais. E está lançando um Parque dos Dinossauros, com expectativa de atrair 250 mil visitantes por ano. E se você acha que é uma bobagem: vai ser o maior do mundo com 40 ‘animais’ do tamanho natural como um Tiranossauro Rex de 14 metros de altura. Fora o conteúdo de paleontologia, biologia e educação ambiental, além de trilhas e outros equipamentos de lazer.

    Sem projetos

    Petrópolis, tirando eventos que são idealizados e executados pela iniciativa privada e também museus mais recentes como o de Cera e dos Brinquedos não criou, por iniciativa do poder público, nenhuma nova atração.  O que ainda nos dão visibilidade são o Museu Imperial, Catedral, Casa de Santos Dumont…

    Alguns dos exemplares que vão estar expostos na Terra dos Dinos, o maior parque dos dinossauros do mundo, que fica em Miguel Pereira.

    Trem Rio-Minas

    Um morador de Três Rios, leitor da coluna, acompanhou aqui o comentário sobre o lançamento do trem Rio-Minas, passando por Três Rios, o que vai deixar Petrópolis para trás no turismo. Ele não crê que possa ser inaugurado em janeiro de 2023 como anunciado porque a obra de revitalização da linha férrea está para ser feita desde 2016. Para vocês verem que, assim como aqui, as coisas demoraaaaaaam. Mas pelo menos lá acontece.

    Sem controle

    E final de semana que os controladores da SinalPark somem? E justamente quando os turistas vêm à cidade e têm dificuldades em usar o parquímetro e desconhecem o aplicativo.  Já a Rua Irmãos D’Ângelo, é terra dos flanelinhas e não apenas nos finais de semana.

    E a Guarda?

    Falando em pessoal sumido, a gente também não vê guardas municipais pela cidade, principalmente agora que a CPTrans terceirizou a ordenação do trânsito com os ‘verdinhos’, serviço terceirizado.  E a GC fazendo aquelas rondas faz falta.

    Orçamento 2023

    Já está aberto o prazo de emendas ao projeto do Orçamento 2023 apresentado pelo executivo. É mais uma oportunidade para nossos queridos vereadores que, no início da legislatura iriam propor remanejamento para as ações que consideravam mais importantes.  Na última votação não emplacaram uma emenda. Mesmo o prefeito sendo o interino Hingo Hammes amigo de fé dos vereadores, as emendas foram vetadas. 

    Qualificação

    O Senac abriu inscrições para 140 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos na unidade de Petrópolis. Os cursos disponíveis são: Assistente de Crédito e Cobrança, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Cuidador de Idoso, Estoquista, Organizador de Eventos, Repositor de Mercadorias, Técnico em Massoterapia e Técnico em Guia de Turismo. As inscrições devem ser feitas pelo site do Programa Senac de Gratuidade.

    Dobradinha

    Mais uma dobradinha nas eleições de outubro está definida. O professor Leandro Azevedo, no Solidariedade, candidato a estadual, fará dupla com Rodrigo Bacellar, do PL. Todos surfando na onda de Cláudio Casto.

    Agora ficou difícil

    Xiiii, agora complicou.  Entre Daniel Silveira (PTB) e Romário (PL) como candidato ao Senado, Bolsonaro escolheu o craque de futebol. Mesmo assim o PTB disse que vai lançar Silveira.

    O projeto “Círculo Arte Social”, com oficinas de teatro, dança, circo, música e artes plásticas está sendo executado em mais de 10 cidades do Brasil e Petrópolis é uma delas. Desde abril mais de 150 crianças da Escola Municipal Jandira Peixoto Bordignon e do Lar Santa Catarina estão participando das aulas de artes. No segundo semestre, o projeto também vai oferecer oficinas de pilotagem de drone.

    Fator Dudu

    Esse Dudu não é mole, não. Agora ele tem uma comissão especial para chamar de sua. E a que vai tratar da reconstrução do Alto da Serra, instituída pela Câmara de Vereadores e com ele como presidente. O Alto da Serra é o principal reduto eleitoral de Dudu.

    AgroSerra

    E com o arrefecimento da pandemia vai estar de volta um dos programas mais bacanas da cidade, o Festival AgroSerra – da roça ao prato, que rola em Secretário. Realizado pelo Instituto Caminho da Roça ele acontece de 22 a 24 de julho.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas