
Trem turístico em Três Rios e Parque dos Dinossauros em Miguel Pereira mostram que Turismo em Petrópolis parou
Depois que falamos aqui que Petrópolis ficou pra trás no turismo mais uma vez com um projeto de trem turístico ligando Rio a Minas passando por Três Rios foi uma enxurrada de comentários que recebemos sobre o que a cidade não está fazendo para inovar no setor.
Maior do mundo
E um dos exemplos vem de Miguel Pereira, que fica aqui do lado também. A cidade conhecida pelo clima e uma opção de passei rural queria mais. E está lançando um Parque dos Dinossauros, com expectativa de atrair 250 mil visitantes por ano. E se você acha que é uma bobagem: vai ser o maior do mundo com 40 ‘animais’ do tamanho natural como um Tiranossauro Rex de 14 metros de altura. Fora o conteúdo de paleontologia, biologia e educação ambiental, além de trilhas e outros equipamentos de lazer.
Sem projetos
Petrópolis, tirando eventos que são idealizados e executados pela iniciativa privada e também museus mais recentes como o de Cera e dos Brinquedos não criou, por iniciativa do poder público, nenhuma nova atração. O que ainda nos dão visibilidade são o Museu Imperial, Catedral, Casa de Santos Dumont…

Trem Rio-Minas
Um morador de Três Rios, leitor da coluna, acompanhou aqui o comentário sobre o lançamento do trem Rio-Minas, passando por Três Rios, o que vai deixar Petrópolis para trás no turismo. Ele não crê que possa ser inaugurado em janeiro de 2023 como anunciado porque a obra de revitalização da linha férrea está para ser feita desde 2016. Para vocês verem que, assim como aqui, as coisas demoraaaaaaam. Mas pelo menos lá acontece.
Sem controle
E final de semana que os controladores da SinalPark somem? E justamente quando os turistas vêm à cidade e têm dificuldades em usar o parquímetro e desconhecem o aplicativo. Já a Rua Irmãos D’Ângelo, é terra dos flanelinhas e não apenas nos finais de semana.
E a Guarda?
Falando em pessoal sumido, a gente também não vê guardas municipais pela cidade, principalmente agora que a CPTrans terceirizou a ordenação do trânsito com os ‘verdinhos’, serviço terceirizado. E a GC fazendo aquelas rondas faz falta.
Orçamento 2023
Já está aberto o prazo de emendas ao projeto do Orçamento 2023 apresentado pelo executivo. É mais uma oportunidade para nossos queridos vereadores que, no início da legislatura iriam propor remanejamento para as ações que consideravam mais importantes. Na última votação não emplacaram uma emenda. Mesmo o prefeito sendo o interino Hingo Hammes amigo de fé dos vereadores, as emendas foram vetadas.
Qualificação
O Senac abriu inscrições para 140 vagas em cursos de qualificação profissional gratuitos na unidade de Petrópolis. Os cursos disponíveis são: Assistente de Crédito e Cobrança, Assistente Administrativo, Assistente de Recursos Humanos, Cuidador de Idoso, Estoquista, Organizador de Eventos, Repositor de Mercadorias, Técnico em Massoterapia e Técnico em Guia de Turismo. As inscrições devem ser feitas pelo site do Programa Senac de Gratuidade.
Dobradinha
Mais uma dobradinha nas eleições de outubro está definida. O professor Leandro Azevedo, no Solidariedade, candidato a estadual, fará dupla com Rodrigo Bacellar, do PL. Todos surfando na onda de Cláudio Casto.
Agora ficou difícil
Xiiii, agora complicou. Entre Daniel Silveira (PTB) e Romário (PL) como candidato ao Senado, Bolsonaro escolheu o craque de futebol. Mesmo assim o PTB disse que vai lançar Silveira.

Fator Dudu
Esse Dudu não é mole, não. Agora ele tem uma comissão especial para chamar de sua. E a que vai tratar da reconstrução do Alto da Serra, instituída pela Câmara de Vereadores e com ele como presidente. O Alto da Serra é o principal reduto eleitoral de Dudu.
AgroSerra
E com o arrefecimento da pandemia vai estar de volta um dos programas mais bacanas da cidade, o Festival AgroSerra – da roça ao prato, que rola em Secretário. Realizado pelo Instituto Caminho da Roça ele acontece de 22 a 24 de julho.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br