Trem Rio-Minas inaugura em fevereiro e Petrópolis fica a ver navios
Para quem achava que não ia vingar: o trem turístico ligando Minas ao Rio começa a funcionar em fevereiro. O projeto recebeu o aval da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), para operar com um trajeto de 37 km, saindo da cidade de Três Rios, no Rio de Janeiro, e passando por Chiador, em Minas, finalizando a viagem em Sapucaia, no estado fluminense. O projeto leva a assinatura da ONG Amigos do Trem, prefeituras e empresários.
Capacidade para quase 900 pessoas
Serão realizadas, no início, duas viagens por dia, uma de manhã e outra à tarde, aos sábados, domingos e feriados. O trajeto deve durar entre 2h e 2h30. O trem terá quatro locomotivas, 15 carros de passageiros, um vagão-restaurante e capacidade para 873 pessoas. Petrópolis, que tem a Serra Velha da Estrela, ficou a ver navios porque os governos não deram pelotas a um projeto ao custo de R$ 70 milhões e que poderia impulsionar o turismo na cidade.
Sem lixeiras
A gente sempre volta ao assunto porque nunca ele se resolve: falta de lixeiras por toda a cidade. Onde tinha agora o lixo agora é colocado no chão e basta uma chuvinha para, nas áreas íngremes, levar tudo morro abaixo. Em outros locais as lixeiras ficavam na biera dos rios e, sem elas, fica na beirinha deles, também com chance de parar dentro dos cursos de água.
Aumiguinhos da Praça
E Petrópolis que tem um encontro de cães? É o “Aumiguinhos da Praça” e rola todo domingo, das 10h às 12h, na Praça da Águia. Quando começou o objetivo era socializar os cães, mas os donos dos animaizinhos acabaram também travando amizade. Assim tá todo mundo amigo e só cresce esse grupo. Para participar é só chegar lá.
Direita cresce
Quem somos nós para ensinar as cobras criadas da política, mas se a direita estiver atenta (e não houver vaidades) faz um estrago nas próximas eleições. Peguem os votos de Eduardo do Blog, do Republicanos, para deputado federal (16.777) e ainda de Elias Montes, do PTB, (10.166) e de Octávio Sampaio, do União Brasil (10.160), ambos a estadual. Somando tudo dá mais de 37 mil votos. Já dá para pensar em fazer um prefeito. O desafio aí será a vaidade porque a majoritária só tem prefeito e vice.
Mais mulheres 1
A bancada feminina na Câmara dos Deputados será composta por 91 mulheres a partir do ano que vem – 18% das vagas. É uma bancada maior do que a eleita em 2018, de 77 mulheres. As mulheres vão representar 17,7% das cadeiras da Câmara dos Deputados. Hoje, a representação é de 15%.
Mais mulheres 2
Aqui mais próximo, na Assembleia Legislativa, entre os 70 deputados haverá duas representantes da população LGBTQIA+ e 15 mulheres. São três mulheres a mais do que as eleitas em 2018 e elas representam 21,4% do total de parlamentares estaduais.
Entrada para o Bingen
Falando em estrada, a entrada para o Bingen vindo de Itaipava na BR-040 tá um lixo. Ali a gente não sabe se é responsabilidade da prefeitura, da Concer ou dos dois, mas tá feia a coisa. Uma buraqueira e remendos já esburacados.
Destaque no Ideb
Nem toda a rede de Petrópolis não se saiu bem no Ideb, o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. A Escola Integral Padre Quinha teve nota final de 6,4 mostrando a importância de ter garantido aulas on-line durante a pandemia. A Escola de Educação Integral Padre Quinha é uma escola pública da rede municipal de ensino que mantém convênio com a Mitra Diocesana de Petrópolis, funcionando em parceria público-privada.
Não custa avisar
Quem somos nós para nos metermos na vida de nossos políticos que tão magistralmente sabem conduzir suas carreiras, mas considerando o novo cenário com Yuri Moura deputado estadual e três candidatos da ultradireita com potencial de voto, Hingo Hammes e Fred Procópio, vereadores, que se cuidem. Ou traçam uma estratégia ou morrem.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br