• Treino Certo para pessoa certa e comida de verdade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/09/2020 12:05

    Tanto aluno novo na academia como alguns corredores iniciantes já vem com pergunta pronta “na ponta da língua”. O que eu preciso tomar para malhar? Geralmente se referindo a suplemento. Não tem que “tomar” nada. Tem que comer comida de verdade! No decorrer do treinamento se tornando um atleta de alto rendimento aí sim, “possivelmente” será necessário. A falta de fiscalização no cumprimento das leis em vigor virou “terra de ninguém” e qualquer um se “acha” no direito de prescrever suplemento colocando os interesses comerciais e a ganância do dinheiro acima da saúde. Aí a gente vê blogueiros (as) sem formação a torto e direito nas redes sociais mandando “tomar isso e aquilo” que é bom. Estão incorrendo em exercício ilegal da profissão. Médico especialista e/ou nutricionista com formação em Ciência do Esporte são os profissionais qualificados para prescrever os suplementos que na maioria das vezes nem é necessário.

    Tudo começa por uma avaliação nutricional para definir estratégias baseadas no gasto calórico basal somado aos das atividades funcionais e as esportivas. Daí o profissional de nutrição elabora a dieta certa para o atleta certo considerando a modalidade esportiva e fase do treino. Dieta certa significa prescrição de alimentação de acordo com as preferências de cada um para se tornar um hábito. Em princípio é comida de verdade contendo as necessidades básicas de macronutrientes (carboidrato, proteínas e lipídios) e micronutrientes (vitaminas, minerais e oligoelementos). Sem noas nem tabus, tá? A toda hora inventam uma “dieta da moda” geralmente associada à imagem de pessoa pública. É a indústria da enganação que movimenta muito dinheiro. Será que nossos avós estavam errados quando obrigavam a gente comer frango, carne de boi, bife de fígado, arroz, angu, feijão, batata-doce, sopa de inhame, milho, mandioca, frutas, verduras e legumes que. “Dá sustância”- Diziam. A gente brincava sem camisa no sol de meio dia, tomava banho de rio e comprava doce de batata doce, pé de moleque, puxa-puxa, doce de leite com amendoim na quitanda do seu Joaquim. Nada tinha prazo de validade e ninguém morreu por causa disso. Ninguém tinha deficiência de vitamina “D” nem câncer de pele. Muitos atletas de elite famosos tem históricos com essas raízes. Quer ser campeão sem treinar… Quer tomar suplemento sem precisar. No esporte não tem milagre nem sorte. Tem treino duro, descanso correto e comida de verdade! Suplemento a gente compra na feira e no açougue. Prof. Moraes

    Literatura Sugerida: CARVALHO, Tales de et al. Guidelines of the Brazilian Society of Sports Medicine: dietary changes, fluid replacement, food supplements and drugs: demonstration of ergogenic action and potential health risks. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, v. 9, p. 57-68, 2003.

    Últimas