• Trecho entre localidades Lopes Trovão e Horta tem que ser feito a pé

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 26/03/2022 16:29
    Por João Vitor Brum, especial para a Tribuna

    Os problemas causados pelas chuvas de fevereiro e março continuam afetando, e muito, o cotidiano da população petropolitana e de quem mora em outras cidades, mas trabalha por aqui. Para quem depende do transporte público, a situação é ainda pior. Com o acesso da Serra Velha prejudicado pelos temporais, a solução encontrada pela CPTrans foi criar uma baldeação entre as localidades da Horta e Lopes Trovão. A caminhada entre os dois pontos chega a sete quilômetros e é ainda mais difícil considerando que é um trecho de subida e com muitos buracos.


    Após a chuva de fevereiro, um micro-ônibus da Secretaria de Educação foi colocado na localidade até que o transporte pudesse ser regularizado. Mas, depois da última chuva, o trajeto foi feito apenas até a última sexta-feira, 25. Com isso, pessoas que moram na região e trabalham na região do Centro de Petrópolis precisam andar 45 minutos para chegar ao ponto mais próximo.


    “O ônibus da educação levava a gente até o Centro, mas agora criaram essa baldeação. Não é possível que a única saída encontrada foi essa, de nos colocar para andar por 45 minutos na subida, correndo risco de acidentes pelo estado da estrada. Imagina embaixo de chuva como vai ficar. Tenho colegas que estão indo pela BR-040, chegando em casa depois de meia-noite, outros indo de lotada, pagando R$ 40 por viagem. Eu não tenho condição de pagar isso, não ganho pra isso. Precisam olhar por nós”, desabafou um profissional da saúde que mora em Piabetá e trabalha em uma unidade de saúde de Petrópolis. Segundo ele, são cerca de 120 pessoas que moram em Magé e atuam em Petrópolis na área da saúde.


    “Somos essenciais, precisamos trabalhar, mas ninguém olha por nós. A sensação é de abandono total, de que não valemos nada. Como vamos trabalhar pela população se não temos voz? Se ninguém se importa com o que estamos passando? Não dá pra ficar desse jeito”, completou.

    Após reclamações, Estado realiza operação para retomar circulação de ônibus

    O governo do estado anunciou que está realizando, desde a noite de sexta-feira, uma grande operação na Serra Velha para reparos emergenciais visando a melhoria na via para que os ônibus possam voltar a circular. Durante todo o final de semana, as equipes estão trabalhando em diversos pontos da via. A previsão é que até terça-feira a via já esteja liberada para o tráfego dos coletivos.
    Segundo o Governo do Estado, a operação conta com uma mobilização de profissionais e equipamentos, que trabalham desde a noite de sexta-feira e se estenderá até que a operação dos ônibus voltem. O secretário, Uruan Andrade afirma que “a prioridade são as ações na via e retirada de algumas barreiras que deslizaram para a via depois das últimas chuvas“.
    O DER já trabalha na revitalização de toda a extensão da Serra Velha, desde dezembro. Jamir Bezerra, diretor da ROC Petrópolis, conta que as intervenções de revitalização continuam acontecendo: “mesmo com as obras emergenciais, o cronograma de trabalho das ações de revitalização da Serra Velha estão sendo realizadas. As equipes trabalham na Raíz da Serra fazendo as melhorias na pavimentação e drenagem”.

    Últimas