• TRE-RJ realiza emissão de título de eleitor para jovens no Alto da Serra

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 11/abr 09:07
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    Faltando menos de um mês para o fim do cadastro eleitoral, o Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE-RJ) realiza a emissão do título de eleitor para jovens em Petrópolis. Nesta quinta (11) e sexta-feira (12), o programa estará no Colégio Estadual Rui Barbosa, no Alto da Serra, entre 9h e 17h.

    O primeiro dia de ações foi nesta quarta (10), no Ciep 137 Cecília Meireles. No local, cerca de 70 estudantes tiram o título de eleitor no projeto #PartiuVotar. Na ocasião, os guichês da Justiça Eleitoral Itinerante, parceira da ação, também atenderam eleitores em geral, que puderam solicitar transferência de local de votação, revisão de dados e coleta biométrica, entre outros serviços.

    De acordo com o Censo de 2022, atualmente, Petrópolis tem 16.083 jovens com idade entre 15 e 19 anos. Já dados do TSE mostram que, com um eleitorado de 244.104 pessoas, a cidade tem apenas 628 eleitores(as) com 16 e 17 anos. Já na faixa etária de 18 a 20 anos, são 7.435 pessoas cadastradas na Justiça Eleitoral.

    Em seu terceiro ano, o programa organizado pela Escola Judiciária Eleitoral do Rio de Janeiro (EJE-RJ) promoveu palestras sobre participação política e cidadania, além de oficinas em que urnas eletrônicas foram utilizadas em uma eleição simulada. 

    A iniciativa

    O projeto #PartiuVotar é uma iniciativa estratégica do TRE-RJ que tem como objetivo incentivar o alistamento eleitoral de jovens que tenham entre 16 e 17 anos na data da próxima eleição. Para este grupo etário, o voto é facultativo. A ação também busca emitir os títulos dos jovens de 18 e 19 anos que ainda estejam fora do cadastro eleitoral. O foco do projeto está nos municípios do interior com baixa adesão do grupo etário ao cadastro.

    Últimas