TRE-RJ disponibilizará acervo histórico pela internet
Em comemoração ao Dia do Museu, celebrado nessa segunda-feira (18), a Escola Judiciária Eleitoral (EJE-RJ) e a Comissão de Memória Eleitoral (Cemel) anunciam que, em breve, irão disponibilizar o acervo do Espaço de Memória Eleitoral Desembargador José Joaquim da Fonseca Passos na internet. “Dessa forma, poderemos sempre visitar a história das lutas e conquistas da Justiça Eleitoral do Rio de Janeiro”, afirma Alexandre Meira, servidor da EJE-RJ e membro da Cemel.
Enquanto o espaço virtual não fica pronto, a reflexão sobre a data comemorativa poderá ser feita por meio de três filmes selecionados por tratarem de temas como memória da luta pelo sufrágio universal, a igualdade de direitos civis e políticos ou a ameaça recente da desinformação ao Estado Democrático de Direito. “Indicamos três filmes que contam histórias antigas e atuais, e nos fazem entender a importância da Democracia”, explica Alexandre.
Em “As sufragistas”, drama britânico de 2015, acompanhamos a luta do movimento feminista pela igualdade e pelo direito ao voto na Inglaterra do início do século XX. Já em “Selma: uma luta pela igualdade”, de 2014, vemos MartLuther King em sua campanha pela conquista dos direitos civis para a população negra americana, que garantiu o direito ao voto. Os dois filmes estão disponíveis para aluguel no YouTube e no Google Play.
O documentário americano “Privacidade hackeada”, de 2019, investiga o escândalo protagonizado pelo Facebook e a Cambrigde Analytica, mostrando como o acesso à privacidade e a manipulação das informações digitais podem comprometer o legado das conquistas democráticas. O filme pode ser assistido na Netflix.