• TRE marca diplomação e posse de Rubens Bomtempo como prefeito para sexta-feira, dia 17

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 15/12/2021 19:39
    Por Luana Motta

    O juiz da 29ª Zona Eleitoral, Marcelo Machado da Costa, determinou que seja realizada na próxima sexta-feira, dia 17, a diplomação de Rubens Bomtempo (PSB) como prefeito de Petrópolis. Nesta terça-feira (14), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu por 4 votos a 3 pela anulação do processo que o impedia de assumir o cargo de prefeito, para o qual foi eleito com maioria de votos, no ano de 2020. Após a diplomação, caberá à Câmara Municipal fazer a posse, o que deve acontecer também na sexta-feira. 

    Rubens Bomtempo foi o candidato a prefeito mais votado nas eleições municipais de 2020. Ele teve 64.907 votos, o que representa 55,18% dos votos válidos, já Bernardo Rossi, que tentava a reeleição, ficou com 52.727 dos votos, 44,82%. Mas estava impedido de tomar posse devido a uma condenação em um processo que suspendeu seus direitos políticos. A ação é referente a um parcelamento de débitos entre a Prefeitura e o Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (Inpas).

    Após muitas reviravoltas, nesta quarta-feira(14), o TSE reconheceu o pedido feito pela defesa de Bomtempo que pedia a anulação da decisão que retirou seus direitos políticos. A defesa apontou que a sentença foi em parte plagiada de uma outra decisão, referente a um processo do ex-prefeito de Itatiaia (RJ). Com a anulação da decisão, Bomtempo teve seus direitos políticos restabelecidos, e foi determinada pelo TSE sua diplomação e posse. 

    Neste quase um ano, Petrópolis foi administrada por um governo interino, pelo vereador e presidente da Câmara Hingo Hammes. Que, após a diplomação, voltará à sua cadeira no legislativo, para o qual foi eleito em 2020.

    De acordo com o TRE, não haverá solenidade de diplomação, a entrega dos diplomas aos eleitos acontecerá às 16h, no Cartório Eleitoral, na Avenida Ipiranga, 545 – Centro.

    Últimas