• TRE dá início à distribuição das urnas eletrônicas em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 05/10/2018 17:55

    As urnas eletrônicas começaram a ser distribuídas para os locais de votação de Petrópolis na manhã desta sexta (5). Elas estavam armazenadas no Polo Eleitoral da cidade, localizado no São Sebastião, desde o dia 06 de setembro. Ao todo, foram disponibilizadas 771 urnas eletrônicas para atender os 125 locais de votação do município. De acordo com o TRE-RJ, 243.659 eleitores estão aptos a votar neste domingo, o que representa um dos dez maiores índices do estado do Rio de Janeiro.

    Leia mais: Ônibus circularão no dia 7 em horários de domingo e acréscimo de 20% na frota  

    O coordenador do polo, Gilmar Renato Moreira, contou que as urnas começaram foram inseminadas entre os dias 24 e 28 de setembro. A inseminação é o processo de instalação dos programas nas urnas eletrônicas, com os nomes, números e fotos de candidatos, dados dos partidos e coligações e a ordem de votação. O procedimento também inclui a inserção de informações dos eleitores de cada seção eleitoral.

    Neste ano já passa a valer as mudanças aprovadas pelo TSE em junho do ano passado, que reduziu as cinco antigas zonas eleitorais em apenas duas, restando apenas a 29ª e a 65ª. Com a mudança, a 29ª passou a atender todo o primeiro distrito, enquanto e a 65ª contempla os demais. Foram extintas a 85ª Zona Eleitoral, que atendia os bairros Bingen, Capela, Castrioto, Duarte da Silveira, Fazenda Inglesa, Moinho Preto, Mosela, Quarteirão Ingelheim, Valparaíso e parte do Centro; a 226ª Zona Eleitoral, que atua nas regiões de Araras, Cuiabá, Itaipava, Madame Machado, Malta, Pedro do Rio, Posse, Rio da Cidade, Secretário, Vale das Videiras, e Vila Rica; e a 227ª Zona Eleitoral, dos bairros Castelânea, Coronel Veiga, Duques, Independência, Siméria, Quitandinha, São Sebastião e Taquara. 

    Tanto a 85ª quanto a 227ª zonas eleitorais foram acopladas à 29ª Zona Eleitoral, que já atendia moradores do Centro, Alto da Serra, Morin, Caxambu, Quissamã e parte da Estrada da Saudade. Já a 226ª passou a ser incorporada pela 65ª Zona Eleitoral, que já atendia nas regiões do Itamarati, Cascatinha, Estrada da Saudade, Bonsucesso, Carangola, Corrêas, Jardim Salvador, Nogueira, Quarteirão Brasileiro, Retiro, Roseiral, Samambaia e parte do Centro.

    Vale lembrar que, após escolherem seus candidatos nas urnas neste sábado (6), os petropolitanos também decidirão se o serviço de charretes vai continuar ou não no município. Conforme orientação do TRE-RJ, os eleitores deverão votar em plebiscito sobre o uso de tração animal em passeios turísticos em Petrópolis. 

    Por meio de consulta popular, o eleitor deverá responder na urna eletrônica à seguinte pergunta: “Você é a favor ou contra o uso de tração animal nos passeios turísticos realizados pelas charretes no município de Petrópolis?”, sendo o número 1 “a favor” e o número 2 “contra”. O resultado do plebiscito será divulgado junto com o das eleições gerais.

    Os eleitores podem consultar se houve mudanças em seu local de votação e onde se encontram as novas seções pela internet, no site do TRE.


    Últimas