• Tratamentos ajudam a recompor o colágeno

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 02/08/2016 11:00

    A preocupação com a aparência e a busca por uma vida mais saudável é cada vez mais frequente na sociedade. Atualmente, é possível perceber uma mudança de comportamento da população, que está mais consciente de que praticar exercícios e ter uma alimentação adequada é essencial para evitar problemas no futuro, influenciando também na qualidade de vida do presente. Além disso, homens e mulheres buscam se cuidar mais e recorrem a tratamentos estéticos para manter a beleza em dia. Algumas técnicas são utilizadas para deixar a pele mais bonita.

    A dermatologista Lidia Chimelli lembrou que, a partir dos 25 anos, tem início um processo de degeneração do colágeno, uma proteína produzida a partir de células da derme – uma das camadas que compõem a arquitetura da pele – chamadas de fibroblastos. São as fibras de colágeno, em associação com as de elastina, que conferem sustentação, resistência e elasticidade à pele. Além desse fator natural, alguns fatores potencializam o processo de degradação, como a exposição à radiação solar, à poluição, tabagismo e até o estresse. Por este motivo, muitas pessoas acabam recorrendo ao uso de substâncias antioxidantes para retardar esse processo. Mas a especialista ressalta que, mais importante do que fazer a reposição do colágeno, é evitar que sua degradação ocorra.

    Para estimular a produção da proteína, Lidia indica alguns tratamentos, como o laser de CO2 fracionado, que penetra até a derme e durante a recuperação pós laser, promove a formação de colágeno novo. O Sculptra, ácido poli-l-láctico, que é um bioestimulador de colágeno injetável. Outro tratamento que também atua estimulando a produção é a radiofrequência multipolar, com aquecimento rápido e homogêneo da área tratada. O skinbooster, uma hidratação profunda com ácido hialurônico. A dermatologista disse ainda que mais recentemente, os especialistas desenvolveram uma técnica chamada IPCA, que é a indução percutânea de colágeno por agulhas.

    Além desses procedimentos, existem outros produtos que ajudam a deixar a pele mais bonita, a partir do estímulo da produção do colágeno. Além da ingestão de alimentos adequados, a indústria tem oferecido também uns sachês, de diferentes marcas, que agem como coadjuvantes nesse processo. Segundo Lidia, normalmente eles vêm com vitaminas C e E que facilitam a absorção do colágeno hidrolisado e atuam como antioxidantes. Ela alerta, porém, que eles sejam utilizados apenas com orientação médica ou de nutricionistas.

    Últimas