
O número de vítimas de acidentes de trânsito atendidas na sala de trauma do Hospital Santa Teresa cresceu 17,3% em agosto. Foram 122 registros, contra 104 em julho, segundo dados divulgados na última semana. Isso significa que 70,9% dos 172 pacientes atendidos no setor no mês passado sofreram algum tipo de acidente de trânsito.
Entre os casos, 76 estavam relacionados a motocicletas, o que equivale a 62,2% das ocorrências no trânsito. Outros 31 (25,4%) foram de vítimas de acidentes com carros, enquanto 15 pessoas (12,3%) deram entrada após atropelamentos. A predominância dos feridos em acidentes envolvendo motos se mantém como tendência histórica na cidade.
O tema da segurança viária foi discutido em agosto, em audiência pública realizada pela Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados, a pedido do deputado federal Hugo Leal (PSD-RJ). O encontro debateu as metas do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (Pnatrans), que prevê a redução em 50% das mortes no trânsito até 2030.
“Estamos no meio da Década de Ação pela Segurança Viária e ainda longe de atingir a meta de reduzir pela metade as mortes no trânsito. Precisamos unir esforços entre Parlamento, governo e sociedade para garantir que as normas e fiscalizações sejam eficazes. Não podemos esquecer que, por trás dos números, existem famílias destruídas. O Brasil não pode mais conviver com esse cenário de tragédias cotidianas”, destacou Hugo Leal na ocasião.
Leia mais notícias sobre Petrópolis e região: