• Trânsito reduz a qualidade de vida em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 19/11/2022 03:19

    A qualidade de vida em Petrópolis vem caindo e o trânsito intenso em todo o município é um dos principais responsáveis. Mesmo fora de horários de pico, a retenção de veículos tem atrapalhado a vida de todos que precisam se locomover no município. E com a chegada do Natal Imperial, época que Petrópolis recebe muitos turistas, a tendência é que a situação fique ainda pior, principalmente nas vias de acesso para o Centro da cidade e por causa de muitas vias que não operam como antes das chuvas.  Ir e voltar do trabalho pode levar, dependendo do local, mais de três horas, reduzindo a qualidade de vida.  

    Gambiarra definitiva

    A situação ainda é agravada por vias que operam em mão dupla, sobrecarregadas, desde a enchente de fevereiro e as que estão em meia pista.  Recentemente, a prefeitura anunciou por meio da CPTrans um convênio com Universidade Federal do Rio de Janeiro para um estudo de mobilidade urbana para a cidade. Mais um, porque perdemos as contas de quantos convênios foram feitos até hoje pela prefeitura com o mesmo tema.

    Diferença

    E as mulheres usam bem melhor o seu tempo. Tanto que na Copa do Mundo alguns salões de beleza não interrompem o trabalho no horário dos jogos do Brasil, não. Continua rolando fazer as unhas, depilação e coisa e tal. Dá uma olhadinha na tevê, comemora os gols e o trabalho continua rolando.

    Outros tempos

    Falando em Copa do Mundo nunca se viu o brasileiro tão desanimado com os jogos. Aquela febre de ruas pintadas, torcidas organizadas nos bairros já era. A tecnologia tirou as crianças das ruas também, o que reduz toda essa folia. Mas a gente ainda prefere pensar que o país do futebol acordou para a vida.

    Estrelada

    O Guia da Faculdade 2022, classificou a Unifase/FMP como a instituição com mais cursos estrelados da região na área da saúde e bem-estar. A instituição recebeu a seguinte classificação geral: melhor curso de Radiologia do Rio de Janeiro; está no top 3 das faculdades particulares de Medicina do estado e tem melhor curso de Enfermagem dentre as cidades da região. Além disso, os cursos de Administração, Odontologia, Psicologia e Nutrição também foram estrelados.

    O coordenador de Ensino da Unifase, Abílio Aranha, está muito orgulhoso e feliz com os resultados da pesquisa do Guia da Faculdade, que colocou a instituição entre as melhores da região entre os vários cursos. 

    Fiscalização

    Longe de a gente se meter na vida de nossos nobres vereadores, que tão bem cuidam da gente, mas não custa perguntar: eles já fiscalizaram onde a prefeitura e o Inea andam depositando os detritos que estão sendo retirados de dentro dos rios e dos bueiros?

    Contrastes

    Todos notamos a boa guaribada no Centro Histórico com plantio de flores, grama sendo aparada, embelezando em locais como as avenidas Koeler e Ipiranga, afinal, vamos receber turistas no Natal, que aqui vão gastar e fazer girar a economia e gerar emprego. Então, o trato é correto. Mas o povo quer saber quando chega aos bairros, principalmente os atingidos pelas chuvas.

    Contagem

    Faltam 33 dias para o verão.

    E as obras

    Alguém sabe informar o status das obras do governo do Estado de reconstrução de Petrópolis? Porque na campanha eleitoral tinha fila de candidato fazendo vídeos e prestando contas das obras. Tirando a parte política, pelo menos nos ajudava a acompanhar. Agora, sumiu todo mundo. Os que se deram bem nas urnas e os que se deram mal também.

    Hoje é a segunda apresentação da cantora italiana Barbara Casini e do guitarrista Toninho Horta, um dos expoentes da música brasileira, no Soberano. O show acontece às 21h.

    Eita!

    A gente mencionou aqui que prefeitura abriu licitação para exploração do imóvel da Praça da Liberdade onde funciona hoje o Rink Marovill. Estava marcada para o dia 11, mas foi adiada sine die por causa da impugnação proposta pelos atuais exploradores do espaço que pediram, antes da concorrência, revisão e reequilíbrio do contrato. E ainda tem um detalhe: a prefeitura não teria a posse do imóvel o qual requereu na justiça e, portanto, não poderia licitar o que não é seu. Mas, como a prefeitura tem um contrato com o que não é dela?  Vai ser muito pano pra manga…

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas