• Trânsito no Centro de Petrópolis é alvo de reclamações; condutores buscam alternativas com o aumento de turistas na cidade

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 23/06/2023 19:41
    Por Enzo Gabriel

    O trânsito no Centro de Petrópolis permanece sendo uma das maiores dores de cabeça para quem dirige. Diariamente, condutores buscam alternativas para fugir do problema. Com o início da Bauernfest e a vinda de turistas à cidade, o fluxo de veículos fica ainda maior. Nesse sentido, é necessário planejamento para viabilizar a mobilidade urbana.

    Congestionamento na Rua do Imperador. Foto: Enzo Gabriel/Tribuna de Petrópolis

    Avenida Ipiranga, Rua da Imperatriz, Avenida Roberto Silveira, Rua Paulo Barbosa e Rua 13 de Maio são apenas alguns dos locais do Centro Histórico em que há retenção em diversos momentos durante o dia.

    “A gente demora mais de uma hora em um trajeto pequeno, como daqui [Rua do Imperador] à Mosela. Tem dias que dá vontade de deixar o carro em casa e andar a pé, porque ninguém entende quando você chega atrasado no trabalho, apesar de todo mundo vivenciar o mesmo problema. Tinha que ter uma solução pra isso aí, pra gente ter mais qualidade de vida, não só quando a cidade receber turistas, que é importante pra nossa economia, mas todos os dias.”, relata um motorista que preferiu não se identificar.

    Mudanças no trânsito durante a Bauernfest

    Buscando minimizar os efeitos do grande fluxo de veículos no Centro, algumas medidas foram tomadas pela CPTrans: a Rua Padre Siqueira teve a mão invertida; barreiras nas entradas da cidade pelo Quitandinha e pelo Bingen farão o adesivamento de ônibus de turismo e darão orientações sobre embarque, desembarque e locais de estacionamento; vans terão estacionamento rotativo (pago) exclusivo; e auxiliares de trânsito estarão espalhados em alguns pontos da cidade orientando os motoristas.

    Além disso, pelo Palácio de Cristal, principal palco do evento, 61 linhas de ônibus petropolitanas, das empresas Turp, Cascatinha, Cidade das Hortênsias e Cidade Real, estarão à disposição daqueles que optarem pelo transporte público, por necessidade ou por segurança, já que a festa alemã tem o chopp e as cervejas artesanais como atrações.

    Leia também: Passageiros terão 61 linhas de ônibus via Bauernfest, em Petrópolis

    Últimas