• Transbordo de lixo continua em área de proteção ambiental

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 04/02/2020 17:10

    A operação do transbordo de lixo será mantida em área de proteção ambiental, nas margens da BR-040.  Depois de obras realizadas pela empresa responsável pelo transporte do lixo coletado em Petrópolis para o vazadouro utilizado, em Três Rios, segundo a Prefeitura, o local passará por testes a partir da segunda quinzena de fevereiro.

    O objetivo anunciado em nota distribuída ontem é verificar o resultado de todas as obras realizadas na estação de transbordo. A fase de teste deve durar cerca de um mês. Se o teste for positivo, a transferência do lixo dos caminhões de coleta para as carretas de transportes para Três Rios continuará a ser feita no local.

    A nota da Prefeitura informa que o local foi vistoriado pela Comdep, secretarias de Meio Ambiente e de Serviços, além do Instituto Estadual do Ambiente (Inea). 

    A área operacional, com cerca de 1,5 mil m², já tem o piso inferior concretado, as contenções do andar superior também prontas e o telhado foi instalado. Na última semana, foram feitas melhorias na rampa de acesso que será usada pelos caminhões. Uma chapa de aço presa ao muro de contenção deve garantir que todo lixo caia apenas dentro das carretas de transporte.

    “Nós buscamos melhorar o sistema de coleta de lixo desde o início do nosso governo em todos os pontos. Regularizamos e ampliamos a coleta e estamos fazendo a adequação da estação de transbordo. O que está sendo feito aqui é dar a solução ambiental para uma situação de 20 anos sem ser resolvida. A operação será totalmente correta e adequada e isso é algo que terá um impacto ambiental por muitas décadas na cidade”, ressalta o prefeito Bernardo Rossi.

    Mudanças na operação do transbordo de lixo

    Hoje, cerca de 310 toneladas de lixo são coletadas diariamente em toda cidade pela empresa Força Ambiental. O serviço contratado prevê a passagem em mais de 1,6 mil ruas ou localidades, de segunda a sábado ou então com intervalos de 48 horas. Todo resíduo coletado é levado para a estação de transbordo e colocada rapidamente nas carretas para o transporte.

    A Prefeitura informa, ainda, que todo processo de adequação do transbordo de lixo é acompanhado de perto pelo Ministério Público Federal, pelo ICMBio e pela APA Petrópolis. Além dessas obras, outros pontos determinados pelo TAC que foram providenciados pela PDCA – empresa que faz o transporte do lixo para o aterro de Três Rios e opera o transbordo – foram a limpeza da área de entorno do transbordo, instalação de tapume para que o lixo não seja arrastado para a pista, a diminuição da área utilizada no terreno.

    Últimas