• Tragédia deve provocar impacto de R$ 50 milhões no trade turístico

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  • 05/03/2022 05:00
    Por João Vitor Brum, especial para a Tribuna

    O turismo de Petrópolis ainda não terminou de contabilizar todos os prejuízos causados  pela pandemia da Covid-19, que, em seu pior momento, deixou hotéis e restaurantes da cidade sem nenhuma renda, assim como guias de turismo e outros profissionais que dependem do setor. Diretamente, o turismo gera oito mil empregos em Petrópolis. Agora, com a tragédia que atingiu a cidade, o prejuízo deve ser ainda maior. Apenas nos 90 dias após a chuva do dia 15 de fevereiro, a expectativa do Petrópolis Convention & Visitors Bureau (PC&VB) é que o impacto seja de R$ 50 milhões. Mas independente do prejuízo, o que tem se destacado é a solidariedade.

    O total de estabelecimentos afetados diretamente não pôde ser consolidado pela proporção da tragédia, mas, apenas no Centro Histórico, pelo menos 15 hotéis e 20 restaurantes tiveram prejuízos. Mas em meio à dificuldade, o setor uniu forças para ajudar a cidade. Hotéis que não foram diretamente afetados receberam parte das forças de segurança e voluntários que chegaram à cidade, na maioria de forma gratuita. Pelo menos 250 pessoas foram hospedadas desde o dia da tragédia.

    Nos restaurantes, as atividades foram paralisadas para que as cozinhas fizessem a produção de quentinhas, doadas às famílias atingidas e aos voluntários. Apenas na semana da tragédia, foram pelo menos 30 mil quentinhas. 

    Redução nos restaurantes chegou a 90%

    Na semana da tragédia, o setor gastronômico teve 90% de redução da receita no Centro Histórico e 50% em Itaipava e arredores. Na semana seguinte, a redução foi, respectivamente, de 70% e 40%. Atualmente, a estimativa é que 80% dos estabelecimentos, entre hotéis e restaurantes, já estejam reabertos.

    Durante o Carnaval, a ocupação hoteleira ficou em 60%, com 40% dos leitos de Itaipava e arredores ocupados e 68% no Centro Histórico. Na próxima semana, a ocupação deve ficar em torno de 25% no Centro e 45% nos distritos. Mas, de acordo com o presidente do PC&VB, Fabiano Barros, os próximos meses devem ser melhores para o setor.

    “Aos poucos, a região do Centro vai retomando as atividades de forma plena e os distritos se mantêm preparados para receber. Foram registrados muitos cancelamentos até maio, mas reservas para o inverno continuam mantidas”, disse Fabiano, que explicou que a estratégia do Convention, nesse momento, é atrair eventos corporativos.

    “Nossa intenção é atrair grandes empresas, que tragam eventos corporativos durante a semana. Geralmente, esses eventos duram entre dois e três dias, e ajudam toda a economia, pois geram hospedagem e movimento no comércio e nos restaurantes”, concluiu. 

    Todas as informações sobre o funcionamento de hotéis e restaurantes podem ser obtidas pelo Disque Turismo, serviço mantido pela Prefeitura por meio de ligação gratuita no 0800 0 24 1516. 

    O PCVB mantém, ainda, uma página na internet com as informações dos seus mais de 140 associados no endereço www.visitepetropolis.com. As informações também estão sendo divulgadas nas redes sociais do PC&VB e nas empresas do setor

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