Tradicional Encenação da Paixão de Cristo acontece nesta sexta, em Cascatinha; confira a programação da Semana Santa no município
A tradicional encenação da Paixão de Cristo acontece nesta sexta-feira (7) da Semana Santa, na Paróquia Santa’Ana e São Joaquim, em Cascatinha. Neste ano, o evento terá início às 19h, na Matriz, logo após a celebração da Paixão e procissão do Senhor Morto.
A encenação é produzida pelo Setor Juventude da Paróquia e conta com momentos de reflexão e fé.
Programação Semana Santa
Toda a programação das 49 paróquias da Diocese de Petrópolis, distribuídas por oito municípios que fazem parte do seu território, pode ser acessada pelo site da Diocese – www.diocesepetropolis.org.br – clicando no banner. As 49 paróquias estão divididas pelas cidades para facilitar o acesso às informações. Nas redes sociais da Diocese no Instagram e Facebook também tem acesso ao link da página com toda programação das paróquias.
Além da Missa do Crisma ou dos Santos Óleos, que aconteceu na manhã desta quinta-feira (6), há outros dois momentos que marcam profundamente a Semana Santa: a sexta-feira santa, que é marcada pela tristeza para os católicos que celebram às 15h a morte de Jesus na cruz, que segundo a tradição, ocorreu por volta deste horário. Este dia, além da celebração, é marcado pela procissão do Senhor Morto e por encenações da Via Sacra, caminho realizado por Jesus até sua morte na cruz, realizada em todas as paróquias.
O segundo momento é a Vigília Pascal, celebração realizada na noite de sábado, quando a Igreja Católica de forma alegre celebra a ressurreição de Jesus Cristo. Uma celebração rica em simbolismo e de profunda fé em Cristo, que deu sua vida com morte na cruz para salvação de toda humanidade. Ressuscitando como havia prometido, vencendo a morte e dando a todos que crerem nele a possibilidade da salvação.
A Semana Santa é concluída com as celebrações do Domingo de Páscoa. No entanto, ao longo da semana, além dos momentos já citados, os católicos celebram a Missa da Ceia do Senhor ou do lava-pés, a procissão do encontro, lembrando o momento que Jesus encontra sua mãe, durante o caminho para a cruz e, ainda, uma procissão na madrugada de sábado, lembrando o momento em que a Virgem Maria chora pela morte de seu filho.