Trabalho de recuperação de vias é realizado pelo Estado no Bonfim e Brejal
Equipes da Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária, Pesca e Abastecimento realizam a recuperação de vias de acesso a duas áreas importantes para a produção rural em Petrópolis: Bonfim (Corrêas) e Brejal (Posse). As melhorias – realizadas dentro do Programa Estradas AgroRJ – acontecem a pedido do secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi.
O serviço é realizado em duas frentes de trabalho distintas. Serão recuperadas as estradas de acesso a comunidades e áreas de produção rural no Bonfim, em Corrêas, além de mais de 15 quilômentros em vias de acesso ao Brejal – região da Posse. Atualmente, as duas equipes trabalham simultaneamente. Os trabalhos no Bonfim tiveram início na semana passada. Já no Brejal, as intervenções já vinham sendo realizadas.
“Como deputado, apresentei ao governador Cláudio Castro e ao Dr. Flávio, secretário de Agricultura, a demanda dos produtores rurais. Petrópolis é reconhecida em todo estado pela qualidade dos produtos, especialmente orgânicos. De pronto eles entenderam a importância de melhorarmos as estradas vicinais para os moradores e para facilitar o escoamento da produção”, destaca Rossi.
Todo planejamento e execução dos serviços vem sendo acompanhado de perto pelo Sindicato dos Produtores Rurais de Petrópolis.
“Agradecemos ao governador Cláudio Castro, e aos secretários de Governo, Bernardo Rossi, e de Agricultura, Dr. Flávio, pelo envio das patrulhas mecanizadas. É importantíssimo para nós produtores que as estradas recebam melhorias para que estejam em boas condições quando chegar o período de chuvas”, explica o presidente do Sindicato dos Produtores Rurais de Petrópolis, Henrique Mesquita, que pontua ainda a redução dos custos de produção.
“São localidades com agricultura familiar. Recuperar as estradas usadas para escoamento da produção significa diminuirmos o custo de manutenção dos caminhões, o que é importante para a renda destas famílias e também possibilita que na ponta o produto chegue ao consumidor com melhores preços”, destaca.
Dados do Sindicato dos Produtores Rurais apontam que Petrópolis tem cerca de 800 produtores distribuídos em nove regiões – cerca de 80 vivem na região do Bonfim e de 250 na região do Brejal – que é considerada o berço das produção de orgânicos e deu a Petrópolis, em 2018, o titulo de Capital Estadual dos Produtos Orgânicos.
Na região rural do Bonfim os serviços começaram na Estrada José Justino Pimenta e seguem na semana que vem pela Estrada do Bonfim – via de acesso ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos – Parnaso.
Já no Brejal os serviços foram realizados nas Estradas dos Pilatos, Rio Bonito, Caboclos, Targino e Arnaldo Dickerrof – localidade conhecida como Burity – um dos principais acessos à área rural. Na próxima semana as melhorias serão realizadas na Estrada do Xingú.
“O Estradas AgroRJ é um programa que soma às demais ações do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura para quem vive nas áreas rurais”, assinala Bernardo Rossi.
Para executar os serviços em áreas rurais de Petrópolis, as equipes do Programa Estradas AgroRJ contam com o uso de uma moto niveladora, retroescavadeiras e caminhões.