• Trabalhadores enfrentam dificuldades para realizar o Saque calamidade; confira o passo-a-passo

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  • 10/04/2022 11:25
    Por João Vitor Brum, especial para a Tribuna

    O Saque Calamidade do FGTS foi anunciado para moradores de Petrópolis no dia 10 de fevereiro, antes mesmo das tragédias de fevereiro e março, com o objetivo de reduzir a dificuldade financeira de famílias atingidas por desastres naturais, referente às chuvas de janeiro deste ano. À medida em que novos temporais atingiram a cidade e tornaram a situação ainda mais crítica, a possibilidade de sacar o saldo disponível em conta foi ampliada para todos os moradores do município. Entretanto, dois meses depois do primeiro anúncio, muitas pessoas ainda não conseguiram a liberação. O saque está disponível até o dia 18 de maio. 

    Silvana Faria fez a solicitação do saque calamidade no dia 25 de fevereiro, mas teve o primeiro pedido indeferido. Quando foi liberada uma segunda tentativa, ela anexou os documentos necessários novamente e fez o novo pedido, mas também não conseguiu a liberação do recurso, mesmo cumprindo os requisitos. Agora, ela conta que não aparece mais a possibilidade de solicitar o saque.

    “Não sei até hoje porque os dois primeiros pedidos foram negados, porque eu me enquadro em tudo que tem sido divulgado e consigo ver pelo aplicativo que tenho saldo positivo na minha conta. O pior é que agora não aparece mais a opção de solicitar o saque, o que significa que perdi esse direito mesmo precisando muito. Não fui afetada diretamente, mas tive um impacto financeiro com as tragédias. Seria uma grande ajuda”, disse Silvana Farias, moradora da Mosela.

    A Caixa Econômica foi consultada sobre o caso da moradora, e respondeu que está tentando contato com a trabalhadora para dar as devidas explicações sobre os documentos para solicitação do FGTS.

    Passo a passo para solicitar o benefício

    A solicitação do Saque Calamidade pode ser feita pelo aplicativo do FGTS, pelo celular, sem a necessidade de comparecer a uma agência da Caixa. Ao registrar o pedido, é possível indicar uma conta de instituição financeira para receber os valores, sem custo operacional. O aplicativo está disponível para download nas plataformas digitais e é compatível com os sistemas operacionais Android e IOS.

    Depois de baixar o aplicativo e preencher as informações de cadastro, o beneficiário deve procurar a opção “Meus Saques”, selecionar “Outras situações de saque – Calamidade pública” – e acessar a cidade. 

    Em seguida, deve encaminhar foto do documento de identidade e comprovante de residência em nome do trabalhador, emitido até 120 dias, ou seis meses, antes da decretação de calamidade. Por exemplo, no caso da tragédia de 15 de fevereiro, o documento deve ter sido emitido até 15 de agosto.

    Os documentos aceitos são: carteira de identidade, carteira de habilitação ou passaporte; comprovante de residência em nome do trabalhador, como conta de luz, água ou outro documento recebido via correio; certidão de casamento ou escritura pública de união estável, caso o comprovante de residência esteja em nome de cônjuge ou companheiro (a).

    O beneficiário deve, então, selecionar a opção para creditar o valor em conta. O prazo para retorno da análise e crédito em conta, caso aprovado o saque, é de 5 dias úteis. Caso a primeira solicitação seja indeferida, é possível realizar um segundo pedido.

    Quem conseguir a liberação do benefício terá o limite de R$ 6.220,00 para saque. Para poder sacar, é necessário não ter realizado o saque pelo mesmo motivo em período menor do que 12 meses. Ou seja, se o cidadão fez o saque pelo mesmo motivo de calamidade pública, mas num período superior a 12 meses, está apto a sacar novamente desta vez.

    Para mais informações, os trabalhadores podem acessar o site da Caixa ou entrar em contato com o banco pelo Fale Conosco 0800 726 0207.

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