• Tomate: Confira 5 receitas para aproveitar todo ciclo de amadurecimento do fruto

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 29/01/2021 13:41
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    No dia 1º de fevereiro é comemorado o Dia do Tomate. Frequentemente confundido como integrante do grupo dos legumes, o fruto é um alimento versátil e muito presente em receitas de diversas culturas. O tomate pode ser utilizado na preparação da entrada, acompanhamento ou até mesmo como prato principal.

    Lisiane Miura, chef de cozinha e nutricionista do Comitê Umami, explica que o tomate possui propriedades nutricionais importantes para o corpo humano, que auxiliam no controle de peso, oferecem ação anti-inflamatória e contribuem para a hidratação da pele. “O queridinho da feira também é um excelente aliado na aceitação alimentar. Quando acrescentamos alguns tomates em uma salada de rúcula, por exemplo, o prato fica muito mais receptível e saboroso. Isso acontece porque esse alimento confere o gosto umami, um dos cinco gostos básicos do paladar humano, ao lado do doce, salgado, azedo e amargo”, explica a especialista.

    Do verde ao maduro, seu consumo pode ser feito de diferentes formas ao longo de suas fases. E para aproveitar todos os estágios, Lisiane separou algumas opções para saborear o fruto de acordo com o nível de amadurecimento:

    Fase 1: tomates verdes fritos

    Ao contrário do que muitos pensam, o tomate verde é muito útil na elaboração dos pratos. A mistura dos gostos doce, azedo e umami proporciona uma saborosa experiência culinária. “O tomate frito é ideal para aqueles dias corridos ou até mesmo quando a falta de criatividade bate na porta. O resultado é uma parte externa crocante aliada ao interior úmido e delicioso”, ressalta a chef.

    Fase 2: vinagrete

    Quando o tomate amadureceu um pouquinho, Lisiane indica que seja utilizado no preparo de vinagrete. Com (ou sem) pedacinhos de cebola e pimentão, o acompanhamento pode ser uma ótima opção de tempero para diversos alimentos e agradar todos os gostos. “Vai bem com pastel, churrasco e feijoada, além de queijos e a tradicional salada, dando um toque especial. A mistura vinagrete com couve flor, por exemplo, é uma receita coringa e certeira”, comenta Lisiane.

    Fase 3: guacamole

    Muito tradicional na culinária mexicana, o guacamole é uma excelente escolha para petiscar a qualquer hora do dia. “O tomate tem papel importante nessa preparação, é ele quem dá a sabor e o toque de ‘algo a mais’. A misturinha vai muito bem com torradas, pães e os clássicos nachos e tortilhas”.

    Fase 4: salada ou lanche

    Neste momento, o tomate já está em seu nível mais clássico de uso. Lisiane explica que pode ser utilizado para compor um prato feito, o famoso PF, na hora do almoço ou aquele delicioso hambúrguer em um fim de tarde. “O tomate nesta fase tem opção para todos os gosto e estilos. Ele pode incrementar o misto quente ou o lanche natural, fica muito mais saboroso!”

    Fase 5 – Molho caseiro

    Nessa última fase de amadurecimento, é recomendado utilizar o tomate para fazer molhos caseiros. “Ele pode ser temperado ao gosto do freguês e de acordo com sua necessidade no momento. A versatilidade do molho é que ele pode ser misturado com ingredientes mais calóricos ou mais naturais. Além disso, para quem gosta de praticidade, é possível preparar diversas porções para utilizar quando necessário, basta congelar”, finaliza a chef.

    UMAMI
    É o quinto gosto básico do paladar humano, descoberto em 1908 pelo cientista japonês Kikunae Ikeda. Foi reconhecido cientificamente no ano 2000, quando pesquisadores da Universidade de Miami constataram a existência de receptores específicos para este gosto nas papilas gustativas. O aminoácido ácido glutâmico e os nucleotídeos inosinato e guanilato são as principais substâncias umami. As duas principais características do umami são o aumento da salivação e a continuidade do gosto por alguns minutos após a ingestão do alimento. Para saber mais, acesse www.portalumami.com.br.

    Últimas