• Tomada de contas que apura descarte das 15 toneladas de merenda escolar ainda não foi solucionado

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 16/12/2021 19:07
    Por Luana Motta

    Passaram nove meses que a Secretaria de Educação descartou 15 toneladas de arroz e feijão que estavam impróprios para o consumo, armazenados no galpão da merenda escolar, no Itamarati. O caso veio à tona após viralizar um vídeo que mostra os funcionários jogando sacos e mais sacos de alimentos na caçamba de um caminhão, na porta do depósito. A Secretaria de Educação abriu uma tomada de contas para apurar os responsáveis, mas até hoje o caso foi solucionado. 

    A Tribuna solicitou à Prefeitura, por meio da Lei de Acesso à Informação, o acesso aos documentos e o resultado da tomada de contas. Nesta segunda-feira (13), a Educação respondeu que a tomada de contas ainda não foi concluída. O processo está em fase de “condução e instrução e por tratar-se de um procedimento administrativo prévio, com a finalidade de apurar fatos e eventual caracterização ou elisão do dano, considerando sua atual fase, não será possível dar acesso aos documentos dos autos antes do seu encerramento”. 

    Relembre o caso:

    Em março, a Secretaria de Educação descartou 15 toneladas de feijão e macarrão que estavam contaminados por carunchos dentro do galpão da merenda escolar, no Itamarati. Na ocasião, a Prefeitura afirmou que os alimentos foram entregues já contaminados pela empresa responsável pelo fornecimento, a Barra do Turvo. À Tribuna, na ocasião, a empresa negou que os alimentos tenham sido entregues impróprios para o consumo, e disse que a contaminação pode ter ocorrido dentro do galpão.

    A Prefeitura criou uma Comissão para apurar o caso, mas esta acabou sendo suspensa pela Secretaria de Educação após os membros da comissão terem enviado um ofício a pasta questionando o grau de parentesco de um dos membros da comissão, Solimar Barbosa da Costa Gasparini da Silva, e do gerente da Alimentação da Secretaria de Educação, Tiago Gasparini, envolvido no descarte dos alimentos.

    Mesmo após ter esclarecido que não há parentesco entre os dois, a Secretaria decidiu suspender a comissão e criar uma nova, formada pela Resolução 007 de 06 de maio e publicada no Diário Oficial do dia 07 de maio, também com prazo de 60 dias para conclusão. 

    No ofício em resposta ao pedido de acesso ao procedimento, a Secretaria de Educação informou que após a conclusão do julgamento da Tomada de Contas, o resultado será publicado em Diário Oficial e que tão logo a sua publicidade, será possível pedido de vistas para o acesso aos atos do processo. 

    Últimas