TJ suspende decisão sobre 23 vereadores em Petrópolis
A 16ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça suspendeu de vez – até que seja julgada a ação – o aumento do número de vereadores em Petrópolis para 23. A Câmara de Vereadores ingressou com um pedido de efeito suspensivo à sentença, da 4ª Vara Cível, proferida em mandado de injunção que determinava que o legislativo votasse mudança na Lei Orgânica e majorasse o número de assentos de acordo com a proporcionalidade da população, como manda a Constituição. Essa mudança, resultado de uma ação ingressada por oito candidatos, no entanto, não significaria dar posse a este número de suplentes, mas arrumar a casa para 2024.
Por enquanto fica tudo igual
No entanto, essa suspensão faz cair por terra essa sentença local, pelo menos por enquanto. Ao deferir de forma monocrática o pedido de suspensão feito pela Câmara, o desembargador Marco Aurélio Bezerra de Mello deixa em suspenso até que o colegiado defina a ação. Assim, nem mesmo a mudança na Lei Orgânica precisa ser imediata.
Sem luz
Um leitor da coluna relatou que uma árvore imensa caiu na Estrada do Parque Bom Clima em Bonsucesso, Alameda A. Era um exemplar de seis toneladas para se ter ideia do tamanho (e estrago). Além de ter danificado o telhado de uma casa levou junto quatro postes de luz da rua. Os postes foram repostos, mas desde então os moradores não conseguem que a nova empresa que gere a iluminação pública recoloque as lâmpadas. Mas, a Contribuição de Iluminação Pública continua sendo cobrada.
Memória de Pedro II é celebrada
Uma missa solene celebrada neste domingo pelo bispo Dom Gregório Paixão na Catedral de São Pedro de Alcântara marcou os 130 anos da morte do imperador Dom Pedro II e seus 196 anos de nascimento completados dia 02. Grande incentivador das artes, da educação e da ciência, Dom Pedro II esteve à frente do império por 49 anos até 1889. Além das emocionantes palavras do bispo na celebração, um ato no túmulo do imperador evidenciou a personalidade visionária de D. Pedro II e seu legado como estadista. A memória viva do imperador na cidade foi manifestada pela presidente do Instituto Histórico de Petrópolis, Fátima Argon e demais membros do IHP presentes.
Desce daí!
Ouvido de secretários próximos – e bota próximo nisso –a respeito do interino Hingo Hammes: “tá de salto alto já”. Melhor calçar as sandálias da humildade porque o seguro morreu de velho.
Outro nome
O deputado federal Márcio Labre anunciou que destinou para Petrópolis, por meio de emenda parlamentar, R$ 2 milhões para a Saúde e R$ 800 mil para o Turismo. Gravou um vídeo ao lado do prefeito interino e tascou: “Hingo Ramos”.
Entra e sai
A gente achava que era coisa das legislaturas passadas, mas nesta também continua: a alta rotatividade de nomeação e exoneração de cargos em comissão na Câmara dos Vereadores. Povo não esquenta a cadeira.
Contagem
Petrópolis está há 342 dias sem prefeito eleito pelo povo.
Live
A apresentadora de tevê e digital influencer Luciana Peixoto foi convidada pelo Instituto de Gastronomia das Américas, o IGA, para conduzir uma live com o renomado chef Marco Lima. Ele falará sobre sua história de vida, crescimento profissional, experiência e consolidação internacional como chef em eventos do Mônaco GP de fórmula 1 e o recebimento do Crew Awards 2018 e 2019 (prêmio dado ao melhor chef de cozinha de iates do mundo). O bate-papo acontece hoje, às 19h, pelas redes sociais do instituto.
Já era
E o ex-prefeito Bernardo Rossi começou a colocar na própria conta as ações iniciadas no seu período e que agora estão sendo entregues na gestão interina Hingo Hammes. E já fala mais abertamente sobre o assunto, inclusive. Começa a deixa com “não é bom criticar quem não está presente”, mas depois dá suas alfinetadas. A amizade acabou mesmo.
Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br