• ‘Tive contato com alguém que está com covid. E agora?’ Confira como fazer o agendamento para a testagem

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/01/2022 17:33
    Por Redação/ Tribuna de Petrópolis

    Após um pedido da Defensoria Pública, a Secretaria de Saúde está abrindo agendamento para a testagem de pessoas assintomáticas – aqueles que tiveram contato com uma pessoa infectada pela covid-19. O agendamento é feito nos Postos de Saúde da Família (PSFs) ou Unidades Básicas de Saúde (UBSs), mais próximas de suas casas. Para mais informações sobre entrar em contato com as unidades de saúde para fazer o agendamento podem ser feitas pelo telefone: (24) 2233-8866 (Atenção Básica) ou pelo site da Secretaria de Saúde

    A Secretaria de Saúde recomenda, no entanto, que ao invés de fazerem a testagem, as pessoas assintomáticas prefiram manter o distanciamento social assim como todos os outros protocolos preconizados, como uso de máscaras e de álcool em gel. Isso porque, por conta da baixa carga viral, os exames desses indivíduos podem trazer falsos negativos, ou seja, ele pode continuar circulando e infectando outras pessoas. 

    “Mas, além disso, também estaremos garantindo que o estoque de testes seja utilizado apenas para os sintomáticos leves ou graves. Ainda temos exames suficientes, porém, o Estado já informou que não existe previsão de envio de novas remessas”, explica o secretário de Saúde, Marcus Curvelo. 

    “Tive sintoma da covid. E agora?”

    • Pessoas com sintomas leves podem procurar seis polos de testagem e atendimento: UPAs Centro e Cascatinha, UBS Itaipava, Liceu Carlos Chagas, UBS Quitandinha e Pronto-Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra). Todos estes locais contam com tendas montadas para atender à maior demanda. Lá, o paciente passa por triagem e faz o teste rápido de swab (antígeno). A pessoa é atendida por um médico para avaliação primária, prescrição de medicamentos e, caso necessário, atestado de afastamento.

    • Pessoas com sintomas graves (como, por exemplo, falta de ar) devem procurar pronto-atendimento nas três UPAs (Centro, Cascatinha e Itaipava), Pronto Socorro Leônidas Sampaio (Alto da Serra) e os Serviços de Pronto-Atendimento (SPA) da Posse e de Pedro do Rio.

    Últimas