• The Madson: pub inspirado na cultura inglesa faz sucesso em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • Por Redação Tribuna de Petrópolis

    Quem passa pela Avenida 7 de Abril é atraído pela fachada do The Madson Pub. Inspirado nas tradições inglesas e inaugurado há apenas dois meses, o pub é ideal para quem deseja viver uma experiência gastronômica diferente em Petrópolis.

    Pedro Henrique Gonzalez e Alexsander Silva são os idealizadores do novo ponto de encontro na cidade. Formados em Direito, eles contam que tudo ainda é muito novo para ambos. “Costumamos brincar dizendo que não somos da área de gastronomia, mas estudamos tanto sobre o assunto que já não somos mais leigos.”, conta Pedro. 

    “Mad” e “son”

    Foto: Divulgação

    É muito comum que os pubs ingleses carreguem o nome da família que o administra. Como são dois sócios, com sobrenomes distintos, a ideia foi tirar a letra ‘i’ de Madison, como em regra é utilizado, e misturar as palavras “mad”, louco, e “son”, filho. Uma forma de deixar clara a influência da cena musical, principalmente do rock e do punk. Sobre isso,  Pedro e Alex contam que costumam dizer que são os “filhos malucos” de Petrópolis, porque em uma cidade de cultura alemã pensar em algo inglês é quase que uma provocação, por conta da rivalidade existente entre os dois países. 

    Pergunto como os petropolitanos e turistas, principalmente aqueles que já viveram a experiência proporcionada por um pub inglês, estão aderindo à novidade.  “A experiência tem sido muito agradável. O retorno dos clientes que viajaram é sempre incrível, a grande maioria diz que está se sentindo em um autêntico pub inglês. Muitos que moraram por lá vêm até o The Madson Pub para matar a saudade. Nos sentimos lisonjeados, claro. Recentemente, tivemos a visita do Tom. Um senhor, na faixa de uns 70 anos de idade, da Inglaterra. Ele adorou o nosso pub! Bebeu chá com leite, comeu nosso English Breakfast, ficou maravilhado pelos cachecóis da Premier League. Falou que, vindo de brasileiros, qualquer menção ao futebol inglês é um grande elogio. Como se não bastasse, ele ainda é de Birmingham, cidade dos Peaky Blinders –  famoso seriado inglês que nos serviu de inspiração. Estava no Brasil há semanas e sentia saudades de comer algo britânico. Além disso, temos um quadro do Churchill na parede com um de seus clássicos discursos. Tom começou a lê-lo e, no meio da leitura, disse que tinha que parar, senão iria chorar. Nesse momento, estávamos todos juntos e sentimos que tínhamos feito algo genuíno e diferente.”, conta Pedro. 

    Foto: Divulgação

    “O The Madson é um pub bonito e confortável, mas com um preço acessível. Até porque os pubs têm esse nome por serem casas públicas. Pub é a abreviação de públicas, então nossas opções são e devem ser para todos os públicos.”

    Pedro Henrique Gonzalez

    Gastronomia inglesa com um toque autoral 

    No cardápio, o público encontra clássicos da gastronomia inglesa, como o Fish and Chips, o Beef Wellington, o Bangers and Mash, além de outras opções, inclusive vegetarianas, como pies, croquetas, hambúrgueres, entre outras. 

    O Fish and Chips, um dos pratos mais clássicos da terra da rainha, foi recriado pelo chef Josafá Rodrigues. “Tínhamos uma ideia de como queríamos a receita e, então, pensamos em um jeito especial de prepará-la. Quando começamos a pensar no cardápio entramos em contato com vários chefs de cozinha, mas nenhum realmente captou a ideia. Foi quando encontramos o Josafá, que acabou se tornando um grande amigo. Ele ouviu as nossas ideias e criou a releitura do clássico inglês. Temos orgulho de termos Fish and Chips no letreiro e, por isso, fazemos de tudo para que o prato se destaque. Acho que conseguimos.”, diz Pedro.

    Fotos: Divulgação

    O Fish and Chips é feito com Saint Peter, uma espécie nobre de Tilápia. O preparo é especial, os filés de peixe ficam marinando em temperos que levam talos de coentro, gengibre e pimenta vermelha. Depois de envoltos por uma massa semelhante a do tempurá, eles são fritos. Ideal para compartilhar, o prato é servido com fritas. 

    O Beef Wellington, outra opção clássica do cardápio, é preparado com filé mignon bovino, pasta de cogumelos frescos e uma massa folhada caseira. A receita é acompanhada de purê de batatas com curry. 

    Com um toque afetivo, as sobremesas também são um sucesso. “O Bread and Butter é bem inglês, mas lembra muito a nossa rabanada aqui no Brasil. Além de ser uma delícia, é uma receita que remete às nossas avós. Os clientes perceberam isso e abraçaram essa proposta, que foge muito ao padrão de Petrópolis. Fizemos questão também de pensar em um Smooth, já que os ingleses comem muito chocolate com laranja.”, contam.

    Foto: Divulgação

    Na cozinha e no coração do pub os ingredientes e produtos locais têm um lugar especial. “Temos muito orgulho de sermos petropolitanos. Por isso, tentamos fortalecer ao máximo a economia local. Nossos produtos são artesanais, de parceiros aqui da cidade, desde a carne para o nosso hambúrguer, passando pela linguiça, peixes e pães. Escolhemos nossos ingredientes a dedo, eles vêm de pessoas que colocam amor e carinho naquilo que se comprometem a fazer.”, explica Pedro. O sentimento se estende às cervejas artesanais: “Nossa chopeira sempre terá um espaço para as cervejarias locais, principalmente para os novos cervejeiros. Apostamos em estilos mais ingleses, mas com parceiros que seguem a tradição da cidade. Fortalecendo a economia local e crescendo, sentimos que podemos retribuir aos petropolitanos o acolhimento caloroso que tem sido demonstrado até agora.”, conclui. 

    Foto: Divulgação

    Drinks clássicos, modernos e criativos

    O toque autoral já é uma marca do The Madson Pub, até mesmo nos drinks. Foi pensando nisso que nasceu o The Madson Evening Blues e o Thomas Shelby’s Revenge, ambos refrescantes e equilibrados. Para Pedro há uma demanda de drinks muito grande em Petrópolis. “O petropolitano quer incluir isso em seu dia a dia sem ter que, necessariamente, ir para Itaipava. Nosso diferencial está na nossa dedicação. Já ouvimos muitas pessoas dizendo que nunca gostaram de drinks, mas com a gente mudaram de ideia.”, explica.

    Decoração “viva”, com peças originais arrematadas em leilões

    Foto: Divulgação – Entre os quadros arrematados em leilões está o “O quarto estado” (moldura desenhada), obra do artista italiano Giuseppe Pellizza (1868-1907).

    A decoração do The Madson é praticamente um personagem do pub, segundo os sócios. “Temos muitos itens que arrecadamos ao longo do tempo em leilões. São peças originais, então você não encontra outra igual em qualquer lugar do mundo. Isso agrega muito no quesito experiência. Temos, por exemplo, um prato comemorativo do Jubileu de Prata da Rainha, com o selo real. Bem próximo a ele está o quadro de Dom Pedro I. Trata-se de uma notícia veiculada por um jornal inglês, falando sobre o Brasil, a Família Real e Petrópolis. O nosso favorito é o quadro com o discurso clássico do Churchill, durante a Segunda Guerra, em que ele relata a importância da luta contra o nazismo. Essa carta é um documento oficial, assinado pelo chanceler brasileiro da época. Adoramos o valor histórico que demos às nossas paredes. Hoje, nossos amigos viajam e nos trazem presentes que fazemos questão de pendurar. Artistas de Petrópolis também nos presenteiam e, se houver pertinência temática, abrimos espaço a outras pessoas também. Além disso, queremos falar um pouco da história de Petrópolis. Brincamos dizendo que nossas paredes precisam de quadros explicativos, como encontramos em museus. Já temos muitas coisas nas paredes, mas nós estamos apenas começando. A nossa decoração é algo vivo, que mostra coisas diferentes a cada visita.”, conta Pedro.

    Paixão pelo futebol 

    Foto: Divulgação

    Os cachecóis da Premier League são outro destaque na decoração do pub. Assim como os ingleses, Pedro e Alex adoram futebol. “Nossa coleção foi sendo adquirida aos poucos e foi se tornando nosso grande orgulho. Acreditamos que eles e o lustre, bastante imponente, formam o cartão de visitas da casa. Os fãs de futebol tiram fotos, selfies. Adoramos a energia dos estádios de futebol. Existem muitos pubs nos entornos dos estádios na Inglaterra. Lá só se fala em futebol. Um aquecimento para as partidas ou o local ideal para a torcida que não conseguiu ingressos para os espetáculos, é assim que queremos que os nossos clientes se sintam. Como se estivessem em um pub bem perto do estádio, em Liverpool, Londres ou Manchester. Esperamos que todos tenham uma experiência inesquecível, independente do time e até da seleção, todos são bem-vindos para torcer, principalmente neste ano de Copa do Mundo.”, contam.

    Foto: Divulgação – A cabine telefônica, que faz sucesso com quem passa pelo The Madson, é a lojinha onde estão expostos os produtos do pub.

    Um lugar para toda a família 

    Para quem não gosta de deixar o melhor amigo em casa, o The Madson Pub está de portas abertas. “O pub é tradicionalmente um local para toda a família, principalmente aos domingos. Então todos são bem-vindos: adultos, crianças e pets.”, diz Pedro.

    Foto: Divulgação – A carinha de quem não foi deixada em casa pelos tutores no domingo. 

    O toque para a “saideira”, algo inédito em Petrópolis

    Foto: Divulgação

    O sino atrás do balcão, além de ornar com a decoração, lembra a todos de que é a última rodada. Como uma forma de manter viva a tradição inglesa, além de dialogar com o cenário da cidade, já que o pub está próximo à Catedral, os sócios logo implementaram a ideia – algo inédito em Petrópolis. “Muitos pedem para tocar o sino, tiram fotos…Costumamos brincar que é o som que faz com que as pessoas voltem no dia seguinte.”, diz Pedro.

    O The Madson Pub fica na Avenida 7 de Abril, nº 366 – Centro. Mais informações sobre o local podem ser encontradas no @themadsonpub

    Últimas