Testemunho de vida
“Nenhuma outra grande nação tem um deus que fique tão perto do seu povo como o Senhor, nosso Deus, vica perto de nós. Ele nos ouve todas as vezes que pedimos a Sua ajuda. E será que existe outra grande nação que tenha mandamentos e ensinamentos tão justos como essa lei que estou lhes dando hoje.” (Deuteronômio 4.7,8)
Deus libertou o Seu povo do Egito e estabeleceu uma relação toda especial com: um acordo. Com diretos e deveres. Com promessas e compromissos. O acordo foi selado com os Dez Mandamentos (Êxodo 20).
A lei que Deus deu ao povo de Israel através dos Dez Mandamentos é um dom oferecido para preservar a vida plena, a ética e a liberdade. É fonte de vida. A obediência aos Mandamentos traz benefícios para nós e para as outras pessoas.
Assim, após ter recebido os Dez Mandamentos, o povo de Deus se aproxima da Terra Prometida. Se o povo seguir os ensinamentos os princípios e os valores da Lei de Deus na Terra Prometida, se o povo for leal e fiel a Deus, as nações ao redor vão notar e comentar a sabedoria e o entendimento do povo de Deus. A vida e o bom senso falam por si, sem precisar de palavras.
A Bíblia e a fé cristã nos ensinam princípios, virtudes e valores para vivermos em família, em Comunidade, na sociedade. A Bíblia é fonte de sabedoria e justiça.
E Deus nos pergunta: nossas vidas, escolhas, relacionamentos, comportamento, valores e atitudes refletem essa sabedoria e justiça divinas? Refletem ao ponto das pessoas comentarem, admirarem, imitarem, confiarem em nós?
Antes de ser uma religião de leis, doutrinas, rituais ou comportamentos, o cristianismo é uma relação com o Deus Triúno, em que nós nos tornamos filhos do Altíssimo. Esse é o distintivo da fé cristã. E nosso relacionamento pessoal com Deus deve atrair as pessoas para também quererem este relacionamento com Deus. A questão aqui é a proximidade de nosso Deus, um Deus que se aproxima de nós.
Nossa ética, nossas práticas, nossa vida íntegra devem ser um testemunho acerca da justiça, da sabedoria, da soberania e do amor de Deus para todos verem e admirarem, e não um exemplo de hipocrisia e proibições para todos criticarem e evitarem. Nossa vida deve ser um livro aberto, como Paulo nos indica: uma carta conhecida e lida por todos (2 Coríntios 3.2).
Os princípios e valores da lei de Deus, os ensinamentos bíblicos, são a cultura, o testemunho e a sabedoria da Comunidade Cristã. É uma cultura alternativa à cultura do materialismo, do consumismo, do imediatismo, do hedonismo (culto ao prazer) – características essas que prevalecem em nossa sociedade. A lei do amor é o oposto da lei da violência e do ódio.
Nós sermos exemplos de fé e amor só funciona quando nossas vidas são exemplos coerentes, quando nossa fé é autêntica e vivida, quando praticamos o que dizemos, quando ensinamos princípios e valores às próximas gerações, quando estruturamos nossa vida, nossos lares, Igrejas, grupos sociais e governamentais em conformidade com esses valores divinos.
Se tivermos uma experiência profunda com nosso Deus, devemos também nos preocupar com o bem-estar das pessoas ao nosso redor. Amor a Deus e às pessoas – não há como separar a espiritualidade da vida!
Conheça a Igreja Evangélica de Confissão Luterana em Petrópolis.
Avenida Ipiranga, 346.
Cultos todos os domingos às 09:00h. Tel. 24.2242-1703