Testagem para Covid-19 acontece nesta quinta-feira no Alto da Serra e Corrêas
A Prefeitura deu início nesta quarta-feira (11), as novas ações de testagem em massa da população como medida de prevenção e monitoramento do coronavírus na cidade. Nesta quarta, as ações aconteceram na Praça D. Pedro II, no Centro, e na Praça de Cascatinha. Na quinta-feira (12) a testagem será realizada de 9h às 16h, na Praça de Corrêas e Praça do Alto da Serra.
Com a entrega dos 30 mil kits licitados no mês de outubro, a Secretaria de Saúde dá início a mais uma etapa de testagem em massa da população. Os locais onde serão realizadas as ações são priorizados de acordo com o apontamento feito pelas estatísticas como locais com grande índice de contaminação e óbitos devido à doença.
Neste primeiro dia, um total de 16 agentes de saúde prestam atendimento à população entre 09h e 16h. Até às 11h desta quarta-feira, mais de 300 pessoas já haviam sido testados nos dois pontos de testagem. Destes, apenas uma pessoa testou positivo para o novo coronavírus, no Centro da cidade e 3, no bairro Cascatinha. A expectativa das equipes da saúde era de atender até o fim do dia, cerca de 800 pessoas.
No Centro da cidade e bairro Cascatinha a procura pelos testes foi grande, com filas organizadas por distanciamento e setores exclusivos a idosos, gestantes e deficientes físicos. Para a professora Patrícia Souza, moradora do bairro Independência, as ações voltaram no momento certo. “Essa decisão da saúde foi muito acertada. Acho muito importante a cidade se antecipar, como já fez lá no início da pandemia. Sou professora e, hoje, tenho precisado trabalhar de casa, mas meu marido trabalha nas ruas diariamente e já contraiu o vírus há dois meses. Vim até aqui só pra fazer o teste, mas acho que meu resultado vai dar negativo porque não senti nenhum dos sintomas da doença até agora”, disse a professora.
A Secretaria de Saúde permanece pedindo à população para que mantenha os cuidados contra a disseminação da COVID-19, com a utilização de máscaras, higienização correta das mãos e distanciamento social.