• Testagem em massa deixou de acontecer há quatro meses

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 03/05/2021 02:00

    Petrópolis deixou de realizar a testagem em massa em janeiro. Logo que assumiu, o interino Hingo Hammes anunciou que iria comprar 40 mil testes para que a ação retornasse.  Agora, como há testes nas UBS e PSFs, a prefeitura deixou de fazer a avaliação em massa nos bairros.

    Necessários para tudo

    A falta de testes atrapalha a formulação de uma estratégia para combater a pandemia, e pode evitar por exemplo, que só se saiba o grau de problema quando o colapso chega aos hospitais.  E o próprio governo perde com isso porque com dados de testagem fica mais fácil de informar à população e às empresas a justificativa para medidas restritivas. Nos países civilizados há testagem em massa até nas empresas, periodicamente.

    Já acabou a pandemia?

    Além da testagem em massa ter desaparecido também notamos que não tem mais higienização das ruas, higienização dos ônibus, nem mesmo aviso em carro de som nas comunidades. Estes itens foram suprimidos ou acontecem muito mais raramente.

    Talvez não cole

    Essa bandeira de regularização de casas via Iterj talvez não cole para Bernardo Rossi como estratégia para campanha. Quando foi secretário estadual de Habitação o tema avançou em Petrópolis na sua gestão, mas depois, como prefeito, nunca mais foi entregue um título de posse no município. Pessoal ficou bem decepcionado com isso. E agora Rossi, como subsecretário estadual da Cidades, voltou a empunhar essa bandeira.

    Coisa mais linda essa foto de Thalyta Azevedo que veio a Petrópolis fazer esse voo (antes da pandemia).

    Cultura sem rumo

    Tá feia a coisa entre o interino Hingo Hammes e o deputado federal Áureo que queria indicar Adenilson Honorato como presidente do Instituto Municipal de Cultural. Áureo desistiu de esperar, vai virar oposição e não quer nem ouvir falar no nome de HH. E a Cultura segue sem cargos de direção nomeados.

    Vai ter que mudar

    Ficou claro que quanto menor a faixa etária para vacinação maior o público alvo a ser vacinado. Portanto, vai precisar ser mais eficiente o cadastramento online e também a ampliação dos locais de vacinação. Ou mudar todo o esquema, como propõe o vereador Yuri Moura e fazer como é a vacinação da gripe, no postos de saúde e UBS.

    Luz

    Sai capina e roçada e entra a iluminação. Das 47 indicações ao executivo na sessão de quinta-feira, 12 tem a ver com energia elétrica. A maioria troca de lâmpada, mas tem extensão da rede elétrica, mais postes de iluminação e deslocamento de poste de energia. Chitão, Lessa, Yuri, Gilda e Junior Paixão indicaram.

    Sem paciência

    Sobre a quantidade de espiões de Bernardo Rossi nomeados pelo interino Hingo Hammes em cargos no governo o vereador Marcelo Lessa parece que cansou de tentar alertar. Agora disse que está torcendo para que o TSE dê posse a Bomtempo porque “só ele tem peito de fazer essa faxina na prefeitura”.

    Fala sério

    Deputados estaduais aprovaram projeto de lei e o governador Claudio Castro sancionou uma lei que garante vacinação contra a covid para guias de turismo, agentes de viagem, motoristas de ônibus de turismo, atendentes em hotelaria. Mas só se houver doses suficientes. Ou seja, choveu no molhado.

    E pensar que há dois anos a gente, nesta época do ano, já estaria aquecendo as turbinas para aglomerar assim… ai, que saudade! #voltabauern.

    Contagem

    Petrópolis está há 120 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Lixo

    O contrato com a Força Ambiental, de coleta de lixo, termina em julho. Deve ser por isso que os vereadores começaram a reclamar do serviço e citar até mesmo um pedido de CPI.  Mas, já tá certo que vai ser aditado. Estão reclamando à toa. Ou não…

    Missão

    Wagner Bueno Silva, ex-presidente da Comdep, hoje assessor especial do prefeito interino Hingo Hammes, tem uma missão dura, talvez a mais árdua de toda a prefeitura. Assiste a todas as sessões da Câmara de Vereadores para, depois, contar tudo o que rolou ao interino.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas