• Escavações nos jardins do Palácio de Cristal encontram tesouros arqueológicos dos séculos XIX e XX

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 25/05/2021 14:03
    Por Janaina do Carmo

    Que o Palácio de Cristal é uma jóia da arquitetura e de história todos nós já sabíamos. Mas agora, quem está remontando parte dessa bela memória histórica são os seus jardins. Escavações que estão acontecendo na parte externa do palácio estão revelando fragmentos datados dos séculos XIX e XX. Esses itens, escondidos embaixo da terra, irão nos contar partes talvez esquecidas da história do Palácio de Cristal e nos ajudar a entender mais sobre o passado de um dos pontos turísticos mais belos e visitados da Cidade Imperial.

    As escavações fazem parte da obra de revitalização do palácio e começaram na segunda-feira (24). Dezenas de pequenos fragmentos e itens de séculos passados já foram encontrados pela equipe de arqueologia. Todo o material está sendo levado para a cidade de Mendes, sede da empresa contratada para realizar esse trabalho arqueológico. Lá, essas peças são higienizadas, acondicionadas, analisadas e estudadas.

    O trabalho é minucioso e cuidadoso. Nada escapa aos olhos dos arqueólogos e sua equipe e todo fragmento que pode ajudar a contar a história do Palácio de Cristal é rapidamente separado e guardado. Ferraduras, pedaços de louças, vidros, pedras e vestígios construtivos já foram encontradas nas escavações. O arqueólogo Giovani Scaramella, responsável pela equipe, acredita que um grande acervo será encontrado no local. “Todo o entorno do palácio será escavado e também ao redor dos chafarizes. Além disso, vamos fazer uma sondagem em alguns pontos que serão analisados mais minuciosamente”, disse.

    Fragmentos encontrados são separados para análise
    Foto: Janaina do Carmo

    Giovani também espera encontrar peças que contem algo mais sobre a cultura alemã. “Era algo que eu gostaria muito de encontrar nessas escavações, alguma coisa que contasse a história do povo alemão aqui. Seria emocionante”, comentou. O trabalho de escavações vai durar cerca de cinco meses, depois serão mais dois meses estudando os fragmentos e as peças no laboratório da empresa.

    Ao todo, seis pessoas estão trabalhando nas escavações, entre elas dois arqueólogos e uma historiadora. “Paralelo a esse trabalho de campo vamos iniciar os projetos de divulgação do que for encontrado aqui. Vamos contar essa história escondida do Palácio de Cristal por meio de QR Code em placas no entorno do palácio para que as pessoas possam conhecer. Também vamos fazer exposições da peças de forma online, caso ainda haja essa questão da pandemia, ou até mesmo em um espaço aqui dentro”, disse a historiadora da equipe, Rosilene Martins.

    As obras do Palácio de Cristal começaram em dezembro de 2019, mas estavam a mais de 15 meses paradas devido a um embargo do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). O instituto exigia da Prefeitura de Petrópolis e da empresa responsável pelas intervenções um Projeto de Monitoramento e Resgate Arqueológico e o cronograma de obras. As exigências do Iphan só foram atendidas em março deste ano quando a empresa responsável anunciou a contratação do arqueólogo. Só assim os trabalhos puderam ser reiniciados.

    Entre as intervenções está a construção de novos banheiros com acessibilidade, a troca do piso e de toda a parte elétrica, por isso o motivo das escavações. A expectativa do prefeito interino Hingo Hammes é que todo o projeto seja finalizado ainda este ano. “Queremos entregar o Palácio de Cristal pronto para a população em novembro, durante o Natal Imperial”, contou o prefeito interino. A previsão é que mesmo que não possa haver programação com público, devido a pandemia da covid-19, é que o Palácio de Cristal conte com iluminação especial de fim de ano.

    Últimas