Termina hoje o IV Festival de Haicai em Petrópolis
Tem sido comemorado pelos quatro cantos do Brasil o resultado do IV Festival de Haicai de Petrópolis, que tem a final agendada para o dia 10 de setembro às 19h, na Casa Claudio de Souza, dentro da Festa da Cultura Japonesa, evento que soma esforços ao Bunka Sai, onde acontece o lançamento do livro “Meu olho não puxado puxou o lado errado” de Yassu Nogushi e entrega de premiações.
O Festival tem a realização da Associação Nikkei de Petrópolis e apoio da Academia Petropolitana de Educação, Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni e Fundação de Cultura e Turismo, que custeia toda a estrutura do edital.
Para este ano, além da entrega dos troféus simbólicos aos vencedores das três categorias (juvenil, poetas de Petrópolis e poetas de outras cidades), a Associação Nikkei está oportunizando a publicação de uma Antologia com a participação de 108 poetas. A edição é da Bem Cultural Editora, sob coordenação de Catarina Maul, tendo no conselho editorial a mesma e o professor Ataualpa Pereira Filho. Os escritores são presidentes, respectivamente, da Academia Brasileira de Poesia – Casa de Raul de Leoni e Academia Petropolitana de Educação.
A festa ainda receberá, além da presença de muitos poetas participantes, a haicaista Yassu Noguchi, carioca, mezzo italiana, ha-fu japonesa, produtora cultural, poeta, contista e palindromista. Yassu Tem textos publicados nas coletâneas Desnamorados (Empíreo/2014); Clube da Leitura – Volume III (Oito e Meio/2015); Rio 2065 (Casa da Palavra/2016/organização da FLUPP); e em ESCRIPTONITA: mitologia-remix & super-heróis de gibi, que será lançada em breve pela Patuá. Ela visita escolas públicas para falar sobre poesia, síntese e haicai. Produz o slam de poesia Haicai Combat, competição entre poetas que recitam poemas curtos, recebem notas de um júri formado por pessoas escolhidas entre o público e concorrem a livros. Participa ainda do grupo de estudos de haicai do ICBJ (Instituto Cultural Brasil Japão), no Rio de Janeiro. A convite da editora enCaderno, está lançando seu primeiro livro, de poemas curtos, Meu olho não puxado puxou o lado errado. Estará lançando o livro no evento da Final do Festival de Haicai de Petrópolis.
Ao todo, o Festival recebeu 324 haicais, muitos de poetas renomados na área e constantemente premiados no âmbito nacional. Com dificuldade, os poetas e especialistas Ataualpa Pereira, Leandro Garcia e Edweine Loureiro elegeram os vencedores, cada um representando um segmento dentro do concurso.