• Teresópolis tem 2ª onda de retomada das atividades econômicas

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/06/2020 14:01

    No decreto nº 5.305/2020 publicado neste domingo (7), o Prefeito Vinicius Claussen autorizou a segunda onda de reabertura das atividades econômicas em Teresópolis a partir desta segunda-feira (8). A medida foi tomada depois que o município atingiu a taxa de 55% de ocupação de leitos UTI neste domingo, a métrica que ainda condicionava o avanço no plano de retomada gradual e responsável anunciado no dia 25 de maio pelo executivo.

    Leia também: Prefeitura estuda alternativas para acabar com filas em pontos de ônibus e reduzir risco de contágio dentro dos coletivos

    As atividades que passam a ter permissão de abertura, com regras específicas para cada segmento são: Comércio Varejista (lojas de rua); Prestadores de Serviços; Restaurantes, Lanchonetes e Bares; Centros Comerciais; Shoppings (sem atividades coletivas e recreativas); Atividades de organizações religiosas; Recebimento de hóspedes (check-in) nos hotéis, pousadas e pensões; Feiras livres que realizem a comercialização de produtos de gênero alimentício; – Feirart e Mercado Popular.

    No decreto, estão listadas todas as normas que devem ser seguidas por cada segmento, entre elas os horários de funcionamento de cada atividade:

    – Atividades Essenciais: horário de funcionamento de 00h00 às 23h59;

    – Indústria e Construção Civil: horário de funcionamento de 06h00 às 16h00;

    – Comércio Varejista e Serviços: horário de funcionamento de 11h00 às 17h00;

    – Shopping Center e Centro Comercial: horário de funcionamento de 12h00 às 20h00.

    – Feirart e Mercado Popular seguirão escala a ser definida pelo executivo.

    Rodízio de CPF é mantido apenas para acesso a estabelecimentos

    Está revogada a restrição de circulação por CPF. A medida foi mantida exclusivamente para acesso aos estabelecimentos, bem como para a escala de funcionários de atividades permitidas e permitidas parcialmente.

    Novo alvará Covid-19

    O Alvará COVID-19 II, que será exigido das empresas, vai qualificar e restringir ainda mais o protocolo sanitário e de convívio de pessoas nas atividades econômicas, além de gerar um novo mapeamento da população a partir da Plataforma Mais Saúde, que também vai permitir à Secretaria de Saúde identificar suspeitos, indicar a testagem e poder indicar, em casos positivos, o tratamento precoce da doença, evitando assim o agravamento da doença e o colapso ou adensamento do uso do sistema de saúde municipal.

    Monitoramento nas empresas

    Todos os estabelecimentos com permissão de atividade deverão requerer que seus colaboradores, empregados e prestadores de serviço preencham formulário de autodeclaração que será disponibilizado pela Secretaria Municipal de Saúde até o dia 12/06/2020, via aplicativo Minha Saúde. As declarações que apontem para casos suspeitos serão monitoradas pela Divisão de Vigilância Epidemiológica (DVE), sendo avaliada a necessidade de isolamento e realização de testes individuais para o COVID-19.

    Outras atividades autorizadas

    O decreto também autoriza a prática, o funcionamento e a reabertura das seguintes atividades e estabelecimentos, a partir de 8 de junho de 2020:

    – Atividades desportivas tais como ciclismo, caminhadas, montanhismo, trekking ao ar livre, bem como nos Parques Municipais.

    – Atividades culturais de qualquer natureza no modelo drive in, desde que as pessoas não promovam aglomeração fora de seus veículos, devendo ser respeitada a distância mínima de 1,5m (um metro e meio) entre os veículos estacionados, bem como sejam adotados os protocolos sanitários.

    – Atividades esportivas de alto rendimento sem público, respeitados os devidos protocolos e autorizadas pela Secretaria Estadual de Saúde.

    – Atividades esportivas individuais ao ar livre.

    Transporte público intermunicipal

    Nesta segunda (8), será publicado novo decreto autorizando a retomada da circulação das linhas intermunicipais a partir de terça-feira (9).

    Link para acesso ao decreto: https://bit.ly/decret0-segunda-onda

    Últimas