• Teresópolis lança programa municipal de castração animal gratuita

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 17/12/2021 10:12
    Por Redação/Tribuna de Petrópolis

    A Coordenadoria de Proteção e Bem Estar Animal (COPBEA)/Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Teresópolis lançou, nessa quinta-feira (16), o programa municipal de castração gratuita de cães e gatos errantes, comunitários, resgatados e de proprietários com perfil de baixa renda.

    Após chamamento público realizado em setembro pelo município, e o credenciamento de duas clínicas veterinárias parceiras em Teresópolis, a previsão é que até 30 animais de estimação sejam contemplados ainda neste mês de dezembro com a castração gratuita na clínica veterinária Meu Xodó, na Tijuca. Nesta quinta-feira, foram agendados os primeiros 10 atendimentos. A clínica veterinária Cantinho da Bicharada deverá iniciar em janeiro as castrações previamente cadastradas pela COPBEA.

    De acordo com o prefeito Vinicius Claussen, o investimento inicial feito chega a casa dos R$ 200 mil. O intuito é que o programa atenda até mil cães e gatos em seis meses.

    Censo animal e atendimentos

    Desde 2019, funcionários da COPBEA realizam o censo animal através de visitas domiciliares para identificar proprietários, verificar as condições de saúde de cães e gatos e orientar sobre posse responsável. Até o momento, mais de mil animais de estimação estão cadastrados, porém a castração, que vai acontecer todo mês, obedecerá a critérios de prioridade. Até o momento, o censo já aconteceu nos bairros Meudon, Jardim Meudon, Parque Ermitage, Imbiú, Fonte Santa, Tijuca, Quinta Lebrão Coreia, Bom Retiro, Vale da Revolta, Rosário, Alto, São Pedro, Fischer, Barroso, Granja Guarani e Santa Cecília.

    “No momento, damos prioridade às cadelas e gatas de famílias com perfil do programa Bolsa Família já identificadas pelo censo animal. Elas são contatadas para comprovar se atendem aos critérios do programa e, em caso positivo, as castrações são agendadas. Pedimos aos protetores da causa animal que conheçam colônias de felinos que façam contato com a COPBEA para providenciarmos as castrações, já que as gatas podem entrar no cio várias vezes por ano, com risco de ter diversas ninhadas”, orientou Jackson Muci, coordenador da Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.  

    Contatos com a COPBEA podem ser feitos por meio da Ouvidoria Geral do Município pelos telefones 162 e (21) 2742-5074, pelo whatsapp (21) 98126-4038, pelo e-mail ouvidoria@teresopolis.rj.gov.br e também pelo aplicativo e-Ouve. Todos serão encaminhados à Coordenadoria de Proteção e Bem-estar Animal.

    Últimas