• Terceira dose: 95% das pessoas internadas por covid-19 não completaram o esquema vacinal

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 27/01/2022 18:21
    Por Vinícius Ferreira

    A variante Ômicron voltou a acender o sinal de alerta sobre a pandemia. Com a nova cepa do coronavírus, a taxa de ocupação de leitos clínicos chegou a 68,49% e a 50% nas de UTI. A cidade, que está em classificação de “alto risco” segundo dados do Painel da Covid-19 da Secretaria Municipal de Saúde, tem três casos da variante Ômicron oficialmente confirmados pelo boletim epidemiológico do Estado do Rio de Janeiro. E nesse cenário de crescimento da doença, mais de 18 mil pessoas sequer tomaram a segunda dose das vacinas da Coronavac, Pfizer e Astrazeneca.

    E o percentual de internados pela doença ressalta a importância de completar o esquema vacinal, o que inclui a terceira dose, também chamada de dose de reforço. Segundo dados da secretaria de Saúde, 95% das pessoas que hoje estão internadas com a doença não completaram o esquema vacinal. Ou seja, três doses. Além disso, a maioria tem algum tipo de comorbidade.

    A secretaria ressalta ainda que entre os pacientes, que iniciaram o esquema vacinal, apesar da necessidade de internação, não houve complicações que provocaram o agravamento da doença e a necessidade de uso das UTIs (Unidade de Tratamento Intensivo). Esses pacientes teriam apresentado sintomas leves, o que não demandou procedimentos invasivos, como o uso de respiradores. Ainda de acordo com a secretaria de Saúde, eles se recuperam rapidamente. Já os não vacinados ou com esquema vacinal incompleto, são os que estão entre os casos mais graves e que, inclusive, demandam internação nas Unidades de Terapia Intensiva.

    26 mil crianças vacinadas

    O número de pessoas com apenas uma dose da vacina vem crescendo, isso no mesmo momento em que avança a imunização de crianças com idades entre 5 e 11 anos, que também precisam tomar mais de uma dose da vacina. Neste caso, com o intervalo de 21 dias.

    A secretaria de Saúde informou que este público é de cerca de 26 mil crianças, que estão sendo imunizadas com a primeira dose da Pfizer ou Coronavac, esta última recentemente aprovada pela a Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa para aplicação com a dose pediátrica. Até quarta-feira (26), 3.161 crianças receberam a primeira dose dos imunizantes.

    Para este público, a vacinação vem sendo realizada de segunda-feira a sábado, de 9h às 16h. Os postos disponíveis para atendimento de crianças são: UBS Quitandinha; UBS Itamarati; UBS Itaipava; UBS Posse; Centro de Saúde Coletiva e Casa da Educação Visconde de Mauá. Desde o início da pandemia, 1.507 casos em crianças de 0 a 12 anos tiveram resultado positivo para Covid.

    Vagas disponíveis para domingo

    Desde o último fim de semana, a secretaria de Saúde abriu aos domingos um dia extra de imunização, focado na regularização do esquema vacinal do público de 12 anos em diante. No último fim de semana, das mais de 700 doses aplicadas nos Drive Thru do Hipershopping do Alto da Serra, do Parque Municipal em Itaipava e da UBS do Quitandinha, 699 foram em pessoas que buscaram a terceira dose de reforço. Outras 27 pessoas buscaram a segunda dose e 25 a primeira. Neste domingo (30), haverá novamente a vacinação extra e ainda há vagas disponíveis no portal de agendamento no site da Prefeitura de Petrópolis.

    Últimas