• Tentando melhorar fora de casa, Santos revê Coritiba pela Copa do Brasil

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 20/04/2022 08:00
    Por Felipe Rosa Mendes / Estadão

    Após fazer a lição de casa pelo Brasileirão, o Santos agora quer melhorar seu aproveitamento longe da Vila Belmiro no segundo confronto seguido com o Coritiba, às 19h30 desta quarta-feira. O novo duelo, no estádio Couto Pereira, na capital paranaense, é válido pela terceira fase da Copa do Brasil.

    Será o segundo de três jogos que os times farão por diferentes competições. No domingo, entraram em campo pelo Brasileirão e a equipe paulista levou a melhor por 2 a 1. Desta vez, o duelo vale vaga nas oitavas de final. O jogo da volta, na Vila Belmiro, ainda não tem data definida.

    No Couto Pereira, o Santos espera melhorar seu rendimento atuando fora de casa. Na temporada passada, esse foi o grande ponto fraco da equipe. Foram apenas três vitórias longe da Vila no último Brasileirão, uma delas sobre o lanterna Chapecoense, que registrou a pior campanha da história dos pontos corridos.

    Sob o comando de Fabián Bustos, este aproveitamento segue baixo. Dos oito jogos em que o argentino comandou o time, cinco foram disputados fora de casa, com três empates e duas derrotas. No Couto Pereira, o Santos pode conquistar sua primeira vitória longe da Vila sob a liderança de Bustos.

    “Tive oito jogos no clube, o que perdemos foi para o Palmeiras no campo deles, um dos mais fortes do continente, perdemos para o Banfield, na Argentina. Para ganhar temos que ser mais efetivos. Melhoramos o funcionamento da equipe. Hoje temos variantes táticas, defensivas e ofensivas que não tínhamos. Crescemos com intensidade”, comentou o técnico.

    Essas variações devem ser vistas pelo torcedor nesta quarta. Bustos indicou que pode até mudar o sistema tático, indicando possível retorno da formação com três zagueiros. No primeiro jogo contra o Coritiba, ele alterou o esquema no segundo tempo, quando colocou Velázquez em campo para compor a zaga com Maicon e Eduardo Bauermann.

    Para tanto, sacou Léo Baptistão do time. Essa pode não ser a única mudança no setor nesta quarta. Isso porque a disputa pela vaga de titular no ataque esquentou no Santos. No domingo, Ângelo se destacou e até ganhou elogios do treinador, que pode deixar o reforço Bryan Angulo começando novamente no banco.

    Marcos Leonardo, Lucas Braga e Jhojan Julio também estão na briga, assim como o próprio Baptistão, que jogou mais recuado no fim de semana, substituindo Ricardo Goulart. Poupado no domingo, o meia deve ser titular nesta quarta. A única baixa certa para este jogo é o volante Camacho, que cumprirá suspensão por levar o cartão vermelho no confronto com o Fluminense-PI, pela segunda fase da competição.

    Para o Coritiba, o novo encontro não é apenas a revanche. Também significa a chance de quebrar uma série de cinco jogos sem vencer o rival paulista – a última aconteceu no Brasileirão de 2016. Pela Copa do Brasil, será apenas o segundo confronto entre as equipes. Na primeira, em 2000, o time da Vila Belmiro levou a melhor.

    Incomodado com o tropeço de domingo, o técnico Gustavo Morínigo cobrou mais atenção na defesa coxa branca para esta quarta. “Sabemos que temos os nossos pontos fortes. O setor de ataque esquerdo deles é forte, não costumamos levar dois gols em um único jogo”, reclamou.

    Para o novo duelo, o treinador poderá perder o meia-atacante Thonny Anderson, que deixou a partida de domingo mais cedo por conta de dores no pé. Ele virou baixa e será reavaliado ainda nesta quarta. Se não puder ser escalado, deve ser substituído novamente por Robinho, como aconteceu no fim de semana.

    Últimas