Tenores e músicos do jazz embalam a noite de hoje no Festival da Dell’Arte
As atrações oferecidas pelo 16º Festival de Inverno de Petrópolis, realizado pelo Instituto Dell’Arte, continuam a mil. Na noite de hoje um show com tenores e a série “Cristal Jazz” poderão ser apreciados pelo público. O trio de aclamados tenores, Geilson Santos, João Lima e Geraldo Mathias, sobe o palco do Theatro D. Pedro, às 19h30, com o espetáculo “Os 3 tenores do Brasil”. Os músicos se unem à pianista Katia Balloussier e interpretam composições italianas, além de famosas óperas. No Palácio de Cristal, entoando clássicos do jazz e da bossa nova, estará a cantora Indiana Nomma e Osmar Milito Trio, com Osmar Milito (piano), Alex Rocha (baixo) e Kim Pereira (bateria) na série “Cristal Jazz”, às 20h30m. Na ocasião será lançado o CD “UNEXPECTED”, de Indiana Nomma e Osmar Milito. Quem abre o show às 19h é Cristiano Gavioli Trio, formado pelos músicos Cristiano Gavioli (baixo), Edgard Soares (guitarra), e Robson Pontes (bateria). Os espetáculos têm entrada franca.
Inspirado no famoso grupo “Os três tenores”, este conjunto integrado por importantes expoentes do canto lírico brasileiro vem, já há alguns anos, se apresentando em Festivais e salas de recital em várias cidades brasileiras. Cantarão parte do repertório que foi apresentado nas Termas de Caracala, em Roma,Itália, pelos tenores Plácido Domingo, José Carreras e Luciano Pavarotti.
Seu repertório inclui ainda, árias de óperas e conhecidas canções italianas aglutinadas em um medley. Seus integrantes são os tenores João Lima, Geilson Santos e Geraldo Mathias. Na oportunidade serão acompanhados pela renomada pianista Kátia Balloussier.
O CD “UNEXPECTED”, da cantora hondurenha-brasileira Indiana Nomma e do renomado pianista carioca Osmar Milito, lançado em dezembro do ano passado, já está rendendo frutos. Selecionado entre os três finalistas do 27º Prêmio da Música Brasileira deste ano, ele concorre na categoria “Melhor Disco de Música Estrangeira”. No trabalho, standarts do jazz mundial rearranjados de maneira original e, clássicos da bossa nova. Os arranjos de Osmar em contraponto com a voz versátil de Indiana Nomma são acompanhados pelo baterista Rafael Barata e os baixistas Sérgio Barrozo, Augusto Mattoso e Alex Rocha.
Por fim, Cristiano Gavioli Trio apresenta um repertório de jazz, blues e clássicos, em inovadoras versões musicais. Cristiano Gavioli estudou contrabaixo na Escola de Música Villa-Lobos, com aperfeiçoamento de Artur Maia. Em 2009 foi vencedor do quadro Garagem do Faustão. No concurso Be My Band em 2014, para tocar com Orianthi, ex-guitarrista de Michael Jackson, conquistou o segundo lugar mundial. É professor de música e sócio proprietário na Escola/Estúdio 2Track. O guitarrista Edgard Soares teve aulas com reconhecidos guitarristas, como Thiago Martins (Sequaz) e Ricardo Marins (The Underdogs/Solo). No momento trabalha na composição do seu primeiro álbum solo. Acompanha os artistas Byafra e Rick Vallen. Ministra workshops, masterclasses/clínicas, aulas particulares. É professor na Musical Brothers e trabalha como músico de estúdio de gravações. Na Faetec de Quintino, no Rio de Janeiro, Robson Pontes estudou teoria musical e bateria com os professores Augusto e Leandro Ossiris. No concurso BATUKA BRASIL 2013, foi o único competidor selecionado do Rio de Janeiro, conquistando o segundo lugar. Trabalha atualmente no seu primeiro CD solo “Música para todos”. É professor no Curso Som Brasil em SJM/RJ.