• Temporal é fenômeno atípico em junho

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 08/06/2016 08:53

    O mês de junho está se caracterizando por dias chuvosos em Petrópolis – clima atípico para a estação, já que normalmente os meses de outono e inverno na cidade se caracterizam por tempo seco e dias de sol, embora com baixas temperaturas. Alguns locais sofreram com vendavais, outros com queda de luz. A cidade está em “estado de atenção”.

    Segundo dados climáticos do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o mês de junho em Petrópolis apresenta precipitação mensal total de 17 milímetros e uma média de apenas três dias de chuva no mês, o que significa que já na primeira semana os índices já foram ultrapassados. A madrugada de segunda (6) para terça-feira (7) foi mais uma marcada por fortes chuvas. De acordo com a Defesa Civil, o maior índice pluviométrico registrado foi no Quitandinha, onde choveu 40,75 milímetros nas últimas 24 horas.

    As chuvas causaram queda de energia no Sargento Boening. De acordo com a aposentada Solange Silveira Monteiro, a rua ficou sem luz por volta das 4h, mas não demorou a normalizar. No entanto, a queda súbita gerou alguns prejuízos aos moradores da região que tiveram aparelhos eletrodomésticos queimados. O telefone de Solange queimou e ela ficou sem comunicação. Ela conta ainda que sua vizinha teve duas televisões queimadas. A Ampla informou que o fornecimento de energia elétrica na rua Sargento Boening foi afetado por descargas atmosféricas. A empresa acrescentou que as chuvas também comprometeram o fornecimento de energia em partes das localidades de Brejal, Areal e Secretário (em Petrópolis) e São José do Vale do Rio Preto e Cruzeiro (em Teresópolis). A companhia já restabeleceu o serviço em todas as localidades.

    A Secretaria de Proteção e Defesa Civil informou que as pancadas de chuvas moderadas a fortes da madrugada não geraram ocorrências graves em Petrópolis. A cidade está em “estado de atenção”, que é um grau abaixo do “estado de alerta”. No caso de qualquer sinal de instabilidade na casa ou no terreno, o morador deve ligar para a Defesa Civil, pelo telefone 199, e solicitar uma vistoria. A ligação e o serviço são gratuitos. A previsão é de que o tempo continue chuvoso nos próximos dias, mas diminuindo o índice pluviométrico no fim da semana.

    Últimas