Tempo médio de abertura de empresas diminui em Petrópolis
O governo federal divulgou, neste mês, os resultados do Mapa das Empresas em 2024. Em Petrópolis, segundo a ferramenta, o tempo total para a abertura de empreendimentos foi de 16 horas. Com isso, o novo empreendedor gastou menos duas horas do que era necessário em 2023 para concluir os trâmites, uma redução de 11% no tempo gasto.
Ainda segundo o Mapa, em 2024, foram abertas 6.709 empresas em Petrópolis, das quais 95,44% são micros (6.403). Já o fechamento atingiu a 4.471 empreendimentos, dos quais 97,40% eram micros (4.355).
Tempo fica abaixo das médias estadual e nacional
Os resultados de Petrópolis também mostram que a cidade ficou abaixo da média estadual e nacional. Em todo o país, foram necessárias 19 horas para a abertura de empresas em 2024, na média. Em 2023, o tempo médio era de um dia e duas horas.
Dentre os municípios do Estado do Rio, a média ficou em um dia e uma hora. Em 2023, o novo empreendedor fluminense precisava de um dia e cinco horas para conseguir concluir os trâmites legais para abertura de uma empresa.
Em Petrópolis, o maior gargalo é o tempo de viabilidade, que levou 11 horas. Nesta etapa, é verificado se a empresa pode exercer sua atividade no endereço pretendido e se o nome pode ser registrado, por exemplo.
Já o tempo de registro ficou em cinco horas. Aqui, é o tempo gasto para colocar a empresa formalmente no sistema, com aprovação e emissão do CNPJ, inscrição estadual ou municipal e licenciamento.
Leia mais notícias sobre Petrópolis: