Tempo de despertar
Tenho passado aos meus alunos e empresários para os quais dou palestras e presto serviços de consultoria uma visão sempre bastante otimista sobre o mercado no médio prazo. Dados demonstram que começaram os sinais de recuperação, como a queda da inflação, da taxa Selic e de alguns segmentos da indústria, como a de automóveis.
Apesar de todas as turbulências políticas, precisamos seguir em frente.
No caso de Petrópolis, ainda temos um forte foco em segmentos distintos, mas gostaria de convidá-los a analisar o mercado da cidade como um todo. O mix de Comércio, Serviços (inclui-se aqui o turismo) e Indústria compõe a maior parte da nossa riqueza. Não se pode falar num projeto de alavancagem da economia da cidade fatiando os três segmentos. A Indústria demanda infra estrutura, logística e mão de obra especializada. Os ares de Petrópolis a tornaram um dos lugares mais agradáveis para se viver no Brasil, e isto conta muito na satisfação dos colaboradores. A região é cortada por boas rodovias (que poderiam ser melhores, é claro) e boa infra-estrutura para manutenção, crescimento e agregação de novos negócios nos mais diversos segmentos. A cidade até então conhecidíssima no ramo de têxteis é hoje, por exemplo, vista como um forte pólo no ramo de cervejas.
No segmento de Turismo, roteiros para um dia ou fins de semana são capazes de atrair uma grande quantidade de turistas aos mais diversos pontos culturais e paisagísticos da Região, onde agregue-se a programação paradas obrigatórias e estruturadas nos restaurantes e comércios locais. Para tal, podem-se construir vários roteiros com horários distintos, criando um ciclo permanente de grupos frequentando diversas atrações em horários alternados.
A rede hoteleira na cidade tem acomodações para todos os gostos quanto a serviços e preços sugeridos, além de nada dever em qualidade a outros grandes centros no nosso país.
O comércio local é fantástico. A Rua Teresa é um atrativo a nível nacional. Cabe aos lojistas manter o ritmo de atividades trazendo sempre novidades em suas vitrines, consultando novas tendências no Brasil e no Mundo.
Diante dessas observações, o nosso dever de casa passa por nos especializarmos sobre gestão. Os conhecimentos que detínhamos tornaram-se obsoletos. Estudar virou uma necessidade constante. Construir uma gestão moderna é a chave para o sucesso. Os clientes estão escolhendo aqueles que lhes dão um produto muito além do anunciado. Buscam qualidade no atendimento, conhecimento do produto e um ótimo pós-venda.
Observem os consumidores modernos. As vendas por e-commerce no Brasil devem chegar esse ano aos R$ 50 bilhões, um crescimento acima dos 10%. Neste período de crise, qual negócio crescerá tanto no ano? O número de novos consumidores pela internet teve um crescimento de 22% entre 2015 e 2016. Moda e Acessórios corresponderam ao maior volume de pedidos (13.6%). Precisamos nos perguntar se estamos somente assistindo ou estamos com o nosso negócio participando deste crescimento. Caso não estejamos participando, com a nossa loja de blusas, com a nossa pequena indústria, com o nosso hotel ou nosso restaurante, fica a dica para que busquem os recursos e embarquem, porque estamos exatamente no Tempo de Despertar.
Um abraço a todos e contem com este Consultor!