• Tempo curto de internação e vítimas cada vez mais jovens

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 28/05/2021 03:00

    Maio registrou menos mortes que março e abril, mas já ultrapassou janeiro, com 110 óbitos. Este mês, até o dia 24, já foram registrados 119 óbitos. E a ocupação dos leitos de UTI voltou a ficar acima de 80%.

    Jovens vítimas

    Analisando apenas as mortes em maio é espantoso que 34 foram de pessoas que ficaram menos de uma semana internadas e vieram a óbito. E ainda sete que morreram no mesmo dia de internação.  E, entre essas mortes, pessoas jovens de 25, 41, 37 e 26 anos. Este recorte deveria ser estudado pela prefeitura. Chegaram tão mal nos pontos de atendimento porque não tiveram socorro no início da manifestação dos sintomas? Essa que é a pergunta.

    Crianças também

    Com quase 38 mil casos confirmados da doença desde o início da pandemia em Petrópolis chama a atenção a quantidade de crianças contaminadas, boa parte nos últimos meses. São 691 casos de crianças até 09 anos.   Se considerarmos ainda pessoas entre 10 e 19 anos são mais 1.711 casos.

    Pernada

    Bem que a gente avisou que o deputado federal Hugo Leal iria tomar uma pernada dos novos integrantes do PSD, Eduardo Paes, Rodrigo Maia e César Maia. Paes assumirá a presidência do partido no Estado, até então nas mãos de Hugo Leal, pensando no fortalecimento e preparação da legenda para 2022.

    Em foto que circula em redes sociais, a barraca de camping na Praça do Skate local que a prefeitura vai precisar muito recuperar em cuidados e frequência para que possa se tornar um local do projeto Skate Escola, como se pretende.  E ainda atentar para a questão social, afinal, quem está usando uma barraca como abrigo precisa de ajuda.

    Emoção

    A suspensão da demolição de mais de 300 casas às margens da BR-040 definida em Brasília pelo Ministério da Infraestrutura levou às lágrimas os presentes à reunião que selou o final feliz. A emoção da coordenadora executiva do CCDH, Carla Carvalho, contagiou o ministro Tarcísio Gomes que também chorou. E no final, o interino Hingo Hammes, o vereador Maurinho Branco e os deputados Vinicius Farah e Dr. Luizinho também foram às lágrimas.

    Guerreiros

    E Carla e demais do CCDH tinham muitos motivos mesmo para chorar de tantas indas e vindas à Brasília apelando pelas famílias. E nesta viagem – além de muitas outras – a equipe teve de ir de ônibus. Foram 13 horas de estrada.

    Contagem                                                                                                                               

    Petrópolis está há 143 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Fator Romário

    E há quem aposte que Bernardo Rossi pode ‘se dar bem’ pegando uma carona na popularidade do senador Romário.  Mas, gente… Na delação de Cabral Romário é citado como tendo recebido R$ 3,5 milhões para apoiar Pezão em 2014.  Acho que este apoio não deve ser uma boa…

    Quem diria…

    A política, como dizem os entendedores, é mesmo uma dinâmica. Vejam que no PL Bernardo Rossi terá como companheiro o governador Claudio Castro e num futuro próximo… Flávio Bolsonaro.

    Falsos atestados

    A corrida por atestados de comorbidade tem gerado suspeita de pessoas furando a fila de vacinação contra a Covid-19. A prática é investigada pelo Ministério Público em pelo menos 12 estados e no Distrito Federal. Dentre as doenças campeãs alegadas nos atestados supostamente falsos estão hipertensão e diabetes. 

    O casarão, na Praça da Liberdade, cenário de novelas como Guerra dos Sexos, pelas lentes de Sandro Rozendo.


    Sem faixa

    Há dois anos os moradores do Condomínio Residencial Cenário de Monet, em Corrêas, lutam para conseguir uma faixa de pedestres. Chegaram a fazer um abaixo-assinado encaminhado ao DNIT para que no local, a União e Indústria, fosse colocada uma faixa elevada. Porém, a CPTrans não deixou sob a alegação que tinha um projeto maior para a área. E os moradores ficaram sem nada: nem a faixa do DNIT nem o projeto da CPTrans.

    Dark Tourism

    Cada vez mais comum, a prática de fazer tour em cemitérios ou em locais onde aconteceram assassinatos é tema da mesa-redonda “Dark Tourism: turistificação e lugares de memórias sensíveis”, que acontecerá hoje, às 17h20, pelo Google Meet. O evento faz parte das ações do projeto de extensão “No batuque das águas do Caxambu: projeto de sensibilização e mobilização em Petrópolis/RJ”. A mesa-redonda contará com a participação das historiadoras Rachel Wider e Nara Santana, e das alunas Nicolly Thomazi e Tamires Fraga, bolsistas do projeto. 

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br

    Últimas