Temperos: conheça os benefícios da noz-moscada
A noz-moscada é obtida do fruto da moscadeira e seu nome vem do latim nux muscatus. À principio sua principal utilização era na aromatização da cervejas. Na Itália era usada para perfumar as ruas em dias de grandes festas e comemorações. Seu valor era alto! No século IV era tão cara que, para comprar meio quilo de noz moscada, era preciso pagar em forma de escambo três ovelhas, dois bezerros ou uma vaca. Já no início do século XVIII, chegou a alcançar a reputação de um supermedicamento, e por isso lhe era atribuída a função de cura para cerca de 140 doenças.
Seu sabor lembra uma mistura de pimenta-do-reino com canela, porém mais sutil e aromático. É bastante usada na culinária, por conta de sua versatilidade, caindo bem em pratos doces e salgados. Como condimento combina com biscoitos, tortas, pudins e bolos, até carnes e aves. Deve ser usada de preferência moída na hora, pois perde suas propriedades palatáveis pouco tempo após ser moída.
A árvore da noz-moscada, a moscadeira, chega a ter até 15 metros de altura e é muito perfumada, com folhas parecidas com as do louro e flores em forma de sino. Tem várias ramas dispostas ao longo do tronco principal. Seus frutos são parecidos com o damasco, mas têm cor do limão. Quando amadurecem eles se desintegram, revelando uma cobertura carmesim, que envolve uma única semente de coloração castanha que, depois de seca ao sol, se quebra e revela aquilo em que se constitui a noz-moscada.