• Temperaturas abaixo de 10°C e 180 moradores de rua em Petrópolis

  • Continua após o anúncio
  • Continua após o anúncio
  • 30/06/2021 03:30

    Com expectativa de temperaturas abaixo dos 10°C, a gente lembra que Petrópolis tem 180 pessoas em situação de rua, conta da própria prefeitura e que representa um aumento de 30% em relação a 2019.  E não temos visto – pelo menos não está sendo divulgada – uma ação para acolher essas pessoas, missão que também não é fácil.

    Difícil solução

    Esses dias um Partisans abordou uma moradora de rua que está sempre nas imediações da Câmara de Vereadores e ofereceu um edredom que tinha no carro para doar. A mulher recusou alegando que só consegue carregar dois cobertores porque para onde vai tem que levar tudo o que tem. Mas, também não quis ir para o abrigão do Alto da Serra. Taí o tamanho do problema.

    Tirou da chuva

    Atuando informalmente como vice-subsecretário das Cidades ao lado de Bernardo Rossi, Baninho, enfim, conquistou um cargo na gestão Claudio Castro. Foi nomeado na Casa Civil onde já está o ex-secretário de Administração, Marcus von Seehausen e para onde também foi nomeado o ex-chefe de Gabinete de Bernardo Rossi, Reinan Campos.

    É frio e ruço! Agora o inverno chegou de verdade a Petrópolis.
    Foto de Ademir Sccarpini.

    Xing ling

    E o vereador Marcelo Lessa quer chamar a empresa Vitória Luz, que cuida da iluminação publica da cidade, de “Xing Ling” aquela expressão usada para se referir a produtos de baixa qualidade ou falsificados. Em geral, ela é usada para destacar itens fabricados na China. Mas, Lessa tem uma língua própria, um dialeto. Segundo ele, a empresa é do estilo “estingue ling”.

    Iluminação

    Falando nisso, tá rolando, desde o dia 23, a licitação para a escolha de uma nova empresa para manter e ampliar a iluminação pública em Petrópolis.  Concorrem 16 empresas, uma fartura. A licitação tem teto de R$ 13,4 milhões, mas já teve empresa dando lance de R$ 4,8 milhões. O certame vai continuar amanhã, às 10h. 

    Empreendimento

    A Câmara de Vereadores aprovou em regime de urgência projeto de lei da gestão Hingo Hammes que torna Área de Especial Interesse espaço de oito milhões de metros quadrados em Secretário onde se pretende construir um complexo hoteleiro e de lazer. O empreendimento, que engloba terras das fazendas de Secretário, Maquiné, São José, São Carlos, Água Santa e Aroeira, deve apresentar vários itens como compensação como uma creche, ampliação do posto médico e melhorias em mobilidade. O empreendimento ainda depende de licenciamento ambiental.

    Contagem         

    Petrópolis está há 181 dias sem prefeito eleito pelo povo.

    Sandálias da humildade

    Sempre que pode o vereador Dudu fala do seu ‘mandato de deputado’. Menos, vereador, bem menos. Dudu assumiu, como suplente entre 16 de abril de 2014 e 10 de agosto de 2014. Não inteira aí quatro meses.

    Não pode a prefeitura achar normal, neste frio de inverno, a marcação de consultas com o pessoal do Carangola chegando de madrugada na fila do posto do bairro…

    Urna eletrônica

    Fica cada vez mais distante o anseio do presidente Jair Bolsonaro de retornar ao voto impresso. Presidentes de 11 partidos fecharam acordo contra o voto impresso. Juntas, as legendas já reúnem maioria dos parlamentares na Câmara dos deputados. Um projeto que estipula voto impresso tramita na Câmara e teria que ser aprovado até outubro para valer já para as eleições de 2022. As 11 legendas que fecharam acordo são PSL, Progressistas, PL, PSD, MDB, PSDB, Republicanos, DEM, Solidariedade, Avante e Cidadania.

    Ziriguidum

    E Charles Rossi, novo presidente do Instituto Municipal de Cultura, depois de uma polêmica sobre o Carnaval – ou o fim dele, pelo menos dos blocos nas ruas da cidade – está tentando fazer as pazes com o pessoal do samba. Agora posta em suas redes sociais #tbt de espetáculos de samba que assistiu. O último foi com a bateria da Mangueira.

    Audiência discute BR-040

    A Comissão de Viação e Transportes da Câmara dos Deputados realiza audiência pública sexta para discutir a concessão da BR-040 a pedido do deputado Hugo Leal.  Uma nova licitação já foi autorizada, mas ainda não saiu do papel contrariando as expectativas de estar concluída em 2022.

    Anarriê

    Alguém socorre o prefeito interino e dá para ele um chapéu da Bauernfest que caiba na sua cabeça. O que ele usa é pequeno demais e cobre só o alto da cabeça, parece até de festa junina.

    Contatos com a coluna: lespartisans@tribunadepetropolis.com.br    

    Últimas