Tem início a 3ª edição da campanha ‘Católico Sangue Bom’ no Hospital Santa Teresa
O Banco de Sangue Santa Teresa deu início, na última sexta-feira (5), à terceira edição da campanha “Católico Sangue Bom”. Sucesso de público desde a primeira edição, a iniciativa visa convidar os fieis das igrejas de Petrópolis para um ato de solidariedade ao próximo. Afinal, uma única doação de sangue pode salvar até quatro vidas. Os primeiros doadores que se identificarem como participantes da campanha ganharão de brinde uma camiseta exclusiva.
Leia também: O que é doar? 650 doadores de sangue respondem
Para o captador Rodrigo Moreira, do Banco de Sangue Santa Teresa, a iniciativa traz ótimos resultados. “Esta campanha é importantíssima para nós do Banco de Sangue, pois é fruto de uma busca constante de grupos de pessoas altruístas e que se dedicam a salvar vidas” comenta. Moreira diz ainda que esse altruísmo trouxe a colaboração de pessoas de grande prestígio na comunidade local. “Contar com este apoio, que é abraçado pelos mais diversos setores da Igreja na cidade, faz toda a diferença. Na primeira edição tivemos até a participação do bispo da Diocese de Petrópolis, Dom Gregório, além de muitos padres e fiéis”, conclui.
Saiba como doar
Doar é simples, rápido e seguro. Basta estar em boas condições de saúde e pesar mais de 50 quilos. Além disso, no dia da doação é preciso esperar três horas após o almoço ou a ingestão de alimentos gordurosos. No local, é necessário apresentar um documento oficial com foto e ter entre 16 e 69 anos (menores de idade precisam de autorização e estar acompanhados por um responsável).
O voluntário não pode ter ingerido bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação. Além disso, quem tiver feito tatuagem ou colocado piercing, precisa aguardar 12 meses após o procedimento. Já para quem colocou piercing na língua ou na região genitália, precisa aguardar 12 meses após a retirada. Para endoscopia ou processos endoscópicos, são necessários 6 meses.
Sobre o Banco de Sangue Santa Teresa
O Banco de Sangue Santa Teresa é responsável por realizar, em média, 650 transfusões por mês e precisa de 80 doações por dia para atender esta demanda com segurança. O sangue coletado ajuda a salvar vidas de pacientes tanto do SUS quanto da rede particular. São pessoas atendidas em prontos-socorros e nos hospitais Santa Teresa e Unimed, além de pacientes encaminhados pelas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento), que dependem dessas doações todos os dias.
Para doar basta comparecer ao Banco de Sangue Santa Teresa em qualquer dia da semana, inclusive aos sábados, domingos e feriados, das 7h às 18h. A unidade está localizada no térreo do Hospital Santa Teresa, na rua Paulino Afonso, 477, bairro Bingen. O local possui estacionamento para doadores. Mais informações pelos telefones (24) 2245-2324 ou (24) 99269-4355